Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Feriadão de Páscoa leva 7,6 mil visitantes à Itaipu e supera expectativa para o período
Tamanho da letra
02/04/2018
O número de visitantes nos atrativos do Complexo Turístico Itaipu (CTI) durante o feriado prolongado de Páscoa, de 30 de março a 1º de abril, ficou acima do esperado. Um total de 7.621 pessoas passou pelos atrativos da usina na margem brasileira, entre turistas do CTI e visitantes institucionais. A projeção inicial era receber 7 mil pessoas entre a Sexta-Feira da Paixão e o Domingo de Páscoa.  
 
O movimento foi 4,2% maior em relação ao mesmo período em 2017. Na ocasião, foram atendidas 7.310 pessoas. A expectativa era que o aumento chegasse a 5% – tarefa difícil, considerando que, em 2017, a Páscoa coincidiu com a apresentação ao público da oncinha Cacau no Refúgio Biológico Bela Vista, um dos atrativos do Complexo Turístico da Itaipu. Na época, a bebê onça tinha quatro meses de vida e, até o feriadão, não tinha sido mostrada aos visitantes. 
 
Neste ano, o destaque foi o Ecomuseu. O espaço teve um crescimento de mais de 250% no número de visitantes. Foram 872 neste ano, contra apenas 247 em 2017. “Acreditamos que esse aumento esteja relacionado à implantação do Passaporte 3 Maravilhas, que inclui a visita ao museu e incentiva os turistas a conhecer mais essa atração”, analisa Alexandre Pacheco, coordenador do turismo pela margem brasileira da Itaipu.
 
Para receber bem os turistas, o CTI ofereceu saídas extras dos atrativos mais procurados, como a Visita Institucional e o Circuito Especial. Durante o feriadão, a equipe plantonista da Divisão de Relações Públicas (do lado brasileiro da usina) recebeu 39 visitantes institucionais, entre estudante, autoridades e familiares de colaboradores de Itaipu. O número foi computado no total de turistas recebidos no feriado, de 7.621 pessoas.