Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Evento com apoio de Itaipu debate segurança e estabilidade no setor elétrico
Tamanho da letra
30/10/2018

As tecnologias e equipamentos que garantem a estabilidade e a segurança do setor elétrico brasileiro são o tema do 14º Seminário Técnico de Proteção e Controle (STPC), que ocorre em Foz do Iguaçu, de 28 de outubro a 1º de novembro. O evento reúne mais de 350 especialistas, empresas, consultores e estudantes do Brasil e do exterior no Rafain Palace Hotel & Convention.


Abertura do STPC: evento reúne mais de 350 especialistas do Brasil e do Exterior.

O STPC é promovido a cada dois anos pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré-Brasil) e, este ano, teve a Itaipu Binacional como instituição organizadora.

Durante a cerimônia de abertura, as autoridades reforçaram a importância dos estudos e investimentos em proteção e controle. “A área de tecnologia, onde se inserem os estudos de proteção, é vital para o crescimento do País. É uma área essencial e estratégica, e eventos como esse reforçam a importância desse tema, especialmente entre as novas gerações”, avaliou o presidente do Cigré, Josias Matos de Araújo.

O diretor de planejamento do Operador Nacional do Sistema (ONS) Francisco José Arteiro de Oliveira, lembrou a importância de manter a estabilidade do setor elétrico frente a um cenário que contará cada vez mais com a geração eólica e a solar. “O desafio é operar com a máxima confiabilidade sistemas heterogêneos, com diferentes tecnologias e com equipamentos modernos e tradicionais”, completou o diretor-geral do Cepel, Márcio Szetchman.

A importância de operar com segurança, tanto em equipamentos mais antigos quanto em tecnologias de ponta, foi abordada pelo diretor técnico executivo da Itaipu, Mauro Corbellini, que representou o diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm, na abertura do evento. “Estamos em um processo de atualização tecnológica que trará evolução a todas as áreas da Itaipu, e a de proteção não é uma exceção”.


Rui Jovita apresenta ao diretor do Cigré o Indicador de Qualidade no Atendimento ao SIN.

Nova geração

Dos mais de 350 inscritos no evento, 80 são estudantes, o que é considerado um excelente sinal pelos organizadores. “Esse é um setor muito dinâmico, que está sempre se renovando. Queremos os jovens contribuindo com essa evolução”, disse o presidente do Comitê de Estudos de Produção e Automação do Cigré Brasil, Marco Antonio Rodrigues.

O interesse em atrair o público mais jovem fez com que essa edição do STPC tivesse, pela primeira vez, uma sessão pôster estudantil. A atividade especial, proposta pela Itaipu, contou com a produção acadêmica de três universidades públicas da região: a Unioeste, de Foz do Iguaçu; a UTFPR, de Medianeira; e a UNE, de Ciudad del Este.

“Os jovens têm muito a contribuir para a área e para que o STPC seja cada vez melhor”, reforçou o coordenador-geral do 14º STPC e gerente do Departamento de Operação do Sistema da Itaipu, Rui Jovita Corrêa da Silva.

Trabalhos

Promovido pelo Comitê de Estudos de Proteção e Automação (CE B5) do Cigré Brasil, o STPC se propõe a abordar, além dos temas tradicionais e recorrentes da área de proteção e controle, todos os aspectos relacionados a tecnologias emergentes em medição, proteção, automação e controle.

O 14º STPC terá a apresentação de 29 trabalhos em sessão plenária, 19 trabalhos expostos em sessão pôster especial e também três trabalhos apresentados em uma sessão pôster estudantil. Na manhã de quarta-feira (31), será realizada a sessão técnica especial, com o tema “Aplicação de sincrofasores em proteção e controle”.

O brasileiro Iony Patriota, da Tecnix, coordenador do Comitê de Estudos B5 do Cigré de 2012 a 2018, vai moderar o debate entre os especialistas Yi Hu, da Quanta Technology (EUA); João Jesus, da GE Grid Solutions (Inglaterra); Rannveig Loken, atual coordenadora do Comitê de Estudos B5 (Noruega); Bojan Mahkovec, da ELPROS (Eslovênia); e Rafael Fernandes, do Operador Nacional do Sistema (Brasil). A discussão terá tradução simultânea.

O STPC tem patrocínio de Itaipu, CTG Brasil, Eletrobras, ABB, Andritz, Cemig, Omicron, Siemens, Conprove Engenharia, Engie, GE, Instronic, ISA CTEEP, Omexon, Operador Nacional do Sistema, Norte Energia, revista Eletricidade Moderna, Secucontrol e Toshiba.

Veja mais informações e a programação completa do evento no site www.stpc.com.br.