Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Estilista da Ferrari apresenta desenhos que retratam as Três Fronteiras
Tamanho da letra
01/12/2006

Um dos designers responsáveis pela criação da coleção de produtos para motociclismo da Ferrari, Giulio Vinaccia, apresenta nesta segunda-feira (04), às 18 horas, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) a primeira parte dos 450 desenhos estilizados que produziu para retratar a região das Três Fronteiras (Brasil, Paraguai e Argentina) a pedido do PTI. Os trabalhos serão mostrados durante a realização da 1ª Oficina de Iconografia do Programa Trinacional  de Desenho Artesanal Ñandeva, que será realizada de 4 a 9 de dezembro, na sede do PTI.

 

Promovida com o apoio da Finep e Sebrae/PR, a Oficina de Iconografia reunirá cerca de 60 artesãos e 10 designers do Brasil, Paraguai e Argentina. Durante uma semana eles vão conhecer e aprender como aplicar os símbolos criados por Vinaccia especialmente para a região trinacional. A proposta é produzir, durante a oficina, os primeiros protótipos da coleção Ñandeva de artesanato que, a partir de abril de 2007, será comercializada no Centro do Artesanato de Foz do Iguaçu.

 

Para a coleção Ñandeva, Vinaccia criou símbolos que valorizam a identidade cultural da região. “A tendência é que os produtos artesanais representem a cultura da região. As peças têm que contar a história do local onde ela foi fabricada”, explicou o desenhista.

 

Além dos participantes da oficina, a pesquisa com os símbolos da região estará disponível para utilização de outros artesãos e da sociedade em geral. A idéia é difundir as imagens para que elas se tornem um referencial da região. Para isso, serão confeccionados manuais com informações sobre a aplicação da iconografia em produtos artesanais e outros materiais. As peças que se adequarem aos critérios estabelecidos poderão, inclusive, integrar a coleção Ñandeva.

 

Pesquisa

 

A iconografia da região das três fronteiras começou a ser feita em outubro deste ano e reuniu uma equipe de 20 pessoas. Foram 14 dias viajando pelas margens do Lago de Itaipu, a chamada Costa Oeste do Paraná, pela província de Misiones, na Argentina, e Alto Paraná, no Paraguai. O trabalho resultou em um banco de imagens com aproximadamente quatro mil fotos e um acervo bibliográfico sobre a história e cultura da região da Tríplice Fronteira, que serviu de base para a criação dos símbolos característicos da região.

 

“Conseguimos um material muito rico, principalmente sobre a colonização. Esta é uma região cheia de surpresas, que guarda uma história incrível e que tem lugares onde elementos da colonização ainda estão presentes”, declarou Giulio.

 

Entre os locais visitados, o designer italiano destacou a cidade de Santa Helena, que foi um dos cenários da Coluna Prestes; as ruínas jesuíticas de San Ignácio, na Argentina, que mantém vestígios das missões jesuíticas e da história do povo guarani que viveu na região; e as aldeias indígenas do Paraguai.

 

Centro de Tecnologia

 

Além da apresentação da pesquisa iconográfica, a oficina também vai marcar a inauguração da sede provisória do Centro de Tecnologia para o Artesanato (CTA), que está sendo construído no PTI. A sede definitiva deve ser concluída até julho de 2007. O CTA será um espaço voltado à aplicação do conhecimento tecnológico ao setor artesanal, contribuindo assim para a adequação do artesanato regional à realidade do mercado. No Centro também serão realizadas as oficinas para a produção de novas coleções Ñandeva.

 

O Ñandeva, que em guarani significa “Todos Nós”, é um projeto do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) que foi criado com o objetivo de promover a pesquisa e transferência de novas tecnologias para desenvolvimento do artesanato, contribuindo assim para a agregação de valor aos produtos artesanais.

 

O projeto teve início em 2004, quando foram realizadas em Foz do Iguaçu oficinas intensivas com designers de renome internacional e estudantes de cursos relacionados ao tema, das quais participaram quase 100 artesãos brasileiros, argentinos e paraguaios.

 

Em 2005, o Ñandeva conquistou o segundo lugar no prêmio FINEP de Inovação Tecnológica – Região Sul, na categoria “Inovação Social”, e foi indicado ao Index 2005, considerado o prêmio mais importante do ano na área de design.