Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Encontro debate uso de plantas medicinais e inaugura ervanário em Foz
Tamanho da letra
08/06/2006

Os benefícios do uso do fitoterápico e o debate das políticas públicas em relação às plantas medicinais e sua implantação nos municípios da região da Bacia do Paraná III estarão em discussão, em Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira ( 9 de junho), a partir das 9 horas, durante o 4º Encontro Regional de Plantas Medicinais. 

 

O secretário nacional de Agricultura Familiar, Valter Bianchini, participa do evento.  Durante o encontro, será inaugurado o Ervanário do Refúgio Biológico Bela Vista, que pretende transformar  plantas medicinais em produtos beneficiados próprios para o uso terapêutico.

 

Questão de saúde pública

 

No início de maio, uma portaria do Ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde, recomendando o uso de práticas como fitoterapia, acupuntura e homeopatia na busca de mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde, com ênfase no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

 

Na mesma portaria, o Ministério da Saúde considera fitoterapia como um recurso terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas. E destaca, ainda, que tal prática incentiva o desenvolvimento comunitário, a solidariedade e a participação social.

 

Beneficiamento das plantas medicinais

 

Com o trabalho de beneficiamento desenvolvido no Ervanário do Refúgio Biológico Bela Vista, o consumo in natura das plantas medicinais será substituído pelo uso dos medicamentos em diversas formas.  No ervanário -  um laboratório que ocupa  200 metros quadrados de área construída no Refúgio Biológico Bela Vista - as plantas são selecionadas para eliminação de impurezas,  em seguida encaminhadas para uma estufa de secagem e, logo depois,  preparadas de acordo com a finalidade terapêutica e às características de cada espécie. Antes de ser distribuído para a população, o produto é submetido ao controle de qualidade, no próprio laboratório.

 

Na área do Refúgio Bela Vista são cultivadas cerca de 140 espécies de plantas com fins medicinais, porém o trabalho de beneficiamento será realizado com um número menor de espécies, cerca 10 a 15, pois são espécies que já possuem um histórico de estudos científicos e, também, são mais utilizadas na região.

 

Segundo o gestor do projeto Plantas Medicinais, Jair Kotz, o Ervanário do Refúgio Biológico Bela Vista será um demonstrativo de como é possível desenvolver o cultivo de plantas medicinais e seu beneficiamento de forma viável.

 

Retorno para a comunidade

 

Os medicamentos fitoterápicos beneficiados no Ervanário serão destinados à comunidades carentes da região, entre elas, assentados, comunidades indígenas e famílias de pescadores. Além do público interno de Itaipu e dos públicos das entidades parceiras do projeto, como universidades, ONG´s e Pastoral da Criança.