Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Eletrobras e ANDE definem cronograma de contratação de potência de Itaipu até 2022
Tamanho da letra
13/12/2019

A Eletrobras e a ANDE estabeleceram o cronograma de contratação da potência da Itaipu Binacional no período 2019-2022. A contratação da potência por quatro anos dá maior previsibilidade ao planejamento das duas entidades compradoras e assegura à usina binacional os recursos necessários para seu adequado funcionamento e, por consequência, para a estabilidade no fornecimento de energia elétrica a ambos os países.

Isto permitirá a formalização dos contratos entre a entidade binacional e as empresas compradoras, os quais foram aprovados em reuniões do Conselho de Administração de Itaipu e da Diretoria Executiva, ad referendum da ANDE e da Eletrobras.

Com a contratação de potência assegurada até o final de 2022, Itaipu poderá continuar a honrar compromissos importantes, como, por exemplo, o pagamento dos royalties e das despesas de exploração, nas quais estão inseridos gastos com desenvolvimento social, entre eles as duas pontes internacionais entre Brasil e Paraguai a serem custeadas pela entidade binacional.

O resultado das tratativas não provocará aumento na tarifa de energia em qualquer um dos dois países. A contratação dá cumprimento ao artigo XIII do Tratado de Itaipu, que estabelece que os países “se comprometem a adquirir, conjunta ou separadamente, na forma que acordarem, o total da potência de Itaipu”.