Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Ecomuseu faz aniversário de 19 anos amanhã
Tamanho da letra
17/10/2006

O Ecomuseu comemora 19 anos amanhã (19) com a abertura da exposição "Particolare", da artista Lúcia Misael, às 20 horas. Além da exposição, na sexta-feira, no Espaço das Artes,  será ministrada uma oficina para artistas locais sobre as técnicas aplicadas por Misael nas obras expostas.

 

A exposição contará com quatro trabalhos, entre instalações, objetos e desenhos ligados ao cotidiano de Misael. Segundo a artista, as obras fazem parte do conjunto de trabalhos desenvolvidos em Foz do Iguaçu e Curitiba. A exposição segue até 4 de março do ano que vem.

 

A oficina de artes ministrada pela artista plástica será gratuita – apenas 20 vagas – e é destinada às pessoas que já trabalham com arte e que têm máquina fotográfica digital. Segundo Misael, o curso traz a proposta de estimular os participantes para uma reflexão sobre as escolhas realizadas durante o processo criativo.

 

A aula será dividida em dois momentos. Na parte da manhã, a artista fará uma explanação sobre o processo de criação sobre as técnicas utilizadas para compor a exposição Particolare. No período da tarde, através de atividades práticas, os participantes vão a campo em busca de imagens que servirão, posteriormente, para análise do material produzido.

 

As inscrições permanecerão abertas até o preenchimento das 20 vagas, e podem ser feitas no Ecomuseu ou através do telefone 3520-6739.

 

No espaço de exposições temáticas do Ecomuseu estará uma mostra sobre empregados e empregadas de Itaipu que expressam seu talento sob diversas formas, seja em música, artesanato, literatura, escultura e outras "artes". Essa mostra foi inspirada na seção "O artista que existe em você", da coluna Turbinadas. Com o apoio da Comunicação Social, a mostra faz um resgate da memória pessoal e atual da "gente talentosa de Itaipu".

 

Educação e serviço

 

Ao longo desses 19 anos, o Ecomuseu registra muito trabalho e ações educativas relacionadas à memória institucional e regional e à educação ambiental, desenvolvidas com a comunidade regional e visitantes dos seus espaços expositivos.

 

Desde 2004, integra como instituição museológica representativa a Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários, com sede no Rio de Janeiro, reconhecida durante o 2º Fórum Nacional de Museus, realizado em Ouro Preto - MG, em agosto desse ano.

 

Nesse fórum, o Ecomuseu teve participação ativa nos grupos de trabalho e nas considerações finais do evento, que destacou o papel dos museus como "instituições permanentes a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, que coletam, pesquisam, estudam, conservam, expõem e divulgam os testemunhos materiais do homem e de seu meio ambiente, com objetivos culturais, educacionais, científicos e de lazer. E mais, compreendem as instituições cujo espaço vivido é o próprio museu e a população envolvida, a âncora para o desenvolvimento de ações e processos ativos e criadores visando a apropriação coletiva do patrimônio e das coleções".