Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Diretor-geral brasileiro de Itaipu assume vaga no Conselho de Administração do ONS
Tamanho da letra
30/10/2017

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, assumiu uma vaga efetiva no Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão que coordena a geração e a transmissão de energia elétrica em todo o Brasil.

Vianna integra o conselho como “representante de notório saber, para representar a sociedade civil”.  O nome do diretor-geral brasileiro de Itaipu foi sugerido pelos próprios conselheiros do ONS, que participaram de reunião ordinária nesta segunda-feira (30), em Brasília. Como o diretor integrava o conselho na atribuição de convidado, sua participação na nova função começou já nesta data, logo após a confirmação de seu nome.

O diretor-geral disse que se sente orgulhoso "por fazer parte deste importante fórum, especialmente nesse momento de dificuldades energéticas por que passa o Setor Elétrico Nacional. As baixas precipitações nas regiões Sudeste e Nordeste exigem ainda mais cuidados na operação de um dos sistemas mais bem elaborados do mundo", disse.

Engenheiro eletricista de formação, Vianna comandava a Companhia Paranaense de Energia (Copel) antes de ser nomeado em 14 de março para a Diretoria Geral brasileira de Itaipu, a maior geradora de energia do planeta. Suas experiências profissionais lhe garantiram um amplo conhecimento do setor elétrico brasileiro.

Novos cargos

O Conselho de Administração do ONS, antes composto por 14 conselheiros e seus suplentes, mais um representante do Ministério de Minas e Energia, conta agora com mais dois assentos: um representante do órgão responsável pelo planejamento do setor, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, e um representante de notório saber para representar a sociedade civil.

Esses dois últimos assentos decorrem de mudanças na governança do Operador Nacional do Sistema, conforme decreto do Ministério de Minas e Energia publicado em agosto deste ano. A medida foi para "melhorar a governança setorial e aproximar o planejamento da operação", segundo a justificativa.

O Conselho de Administração tem como responsabilidade, entre outras atribuições, aprovar o orçamento anual apresentado pela diretoria; aprovar e acompanhar o plano de investimento; acompanhar e analisar a gestão da diretoria; e deliberar sobre diretrizes, planos e procedimentos de gestão administrativa.