Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Diretor da Itaipu concede entrevista sobre acidente na usina
Tamanho da letra
05/06/2006

O diretor-técnico da Itaipu Binacional, Antonio Otélo Cardoso, concederá hoje, às 15h30, entrevista coletiva, no Edifício da Produção, sobre o acidente ocorrido sábado, em um dos três transformadores da Unidade Geradora nº 10. O acidente foi causado por um defeito em uma bucha, peça que conecta os condutores de energia aos transformadores da Unidade Geradora 10. A função do transformador é elevar a tensão de geração  permitindo que a energia seja transmitida, pelas linhas de transmissão de Furnas, para o sistema elétrico.

 

A atuação automática dos vários sistemas antiincêndio, bem como a execução imediata das ações estabelecidas pelo Plano de Ação de Emergência  da Usina para todos os setores sensíveis do complexo, debelou rapidamente o princípio de incêndio. Imediatamente, também, se  prestou atendimento médico a seis funcionários de empresas contratadas por Itaipu que estavam nas proximidades do local do acidente.

 

Todos foram encaminhados ao Hospital Costa Cavalcanti, onde foram atendidos. Quatro deles foram liberados e os outros dois internados para observação (com ferimentos leves) e devem receber alta até amanhã.

 

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) fará uma análise completa sobre o episódio.

 

A Unidade 10 foi isolada e a previsão de seu retorno à operação,  após a substituição da peça afetada, é de 7 a 10 dias. Não houve qualquer alteração na produção de energia elétrica de Itaipu para o Brasil e Paraguai.

 

Unidade 10

 

Embora raro de acontecer, esse tipo de acidente é possível ocorrer. Por isso, a Itaipu mantém transformadores de reserva para eventuais substituições. O transformador passou por manutenção periódica recentemente, assim como a unidade geradora. Ou seja: estava com a manutenção em dia. O equipamento danificado estava no seguro e Itaipu vai acionar a seguradora responsável para cobrir os prejuízos. A Itaipu possui o chamado “all risks” (seguro que cobre todos os equipamentos em operação na Usina) no valor de cerca de US$ 2 bilhões (prêmio de US$ 3 milhões), com um grupo segurador binacional (no lado brasileiro Bradesco/Itaú e no Paraguai, Cepasa/Yaciretá). Peritos das seguradoras vão avaliar o prejuízo que possui cobertura total.

  

 

Foz do Iguaçu, 05 de junho de 2006

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

ITAIPU BINACIONAL