Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
De baixo custo, Arremesso de Celular tem impacto social e ambiental na região
Tamanho da letra
24/09/2019

A 12ª edição do tradicional Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular, que reuniu cerca de 5 mil pessoas no domingo (22), no Gramadão da Vila A, custou R$ 47.198,31 para Itaipu Binacional, organizadora do evento. O custo relativamente baixo tem impactos social e ambiental na comunidade iguaçuense e em toda região. O torneio promoveu a arrecadação de 13 toneladas de alimentos doadas por 41 empresas e pelas pessoas que foram ao Gramadão. Serão beneficiadas 24 entidades assistenciais de Foz e região.

 Os custos do evento incluem serviços de propaganda, produção de camisetas e bonés, locação de equipamentos de som, compra de brindes e troféus, entre outros. “A Itaipu se incorpora ao torneio de Arremesso de Celular por ter um compromisso muito grande com o meio ambiente e com a responsabilidade social em nossa comunidade”, afirma o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

 De acordo com ele, o impacto do investimento não pode ser medido apenas nas cerca de 10 horas em que o torneio acontece ao longo de todo o domingo. A distribuição dos alimentos, por exemplo, que será feita nas próximas semanas em parceria com o Lions Club de Foz do Iguaçu e o Rotary Club de Santa Terezinha de Itaipu, vai movimentar a atenção da comunidade para estas entidades. Desde 2008, foram arrecadadas e repassadas às entidades 68 toneladas de alimentos.

O aspecto ambiental é outra característica fundamental do torneio, defende o idealizador e um dos organizadores, Gabriel Antônio de Campos Neto, da Divisão de Segurança da Central da Itaipu. Este ano, foram recolhidos 3.280 quilos de lixo eletrônico, entre televisores, celulares, rádios, monitores e diversos outros materiais. Eles já foram separados e encaminhados para a reciclagem. O que não tiver aproveitamento é destinado de forma correta, sem contaminar o meio ambiente.

“A empresa nos fornece a certificação ambiental dos materiais recolhidos, isso é um compromisso que todo o material terá um fim adequado”, explica Gabriel. Segundo ele, o torneio de Arremesso de Celular é uma das poucas oportunidades de se debater a pegada ambiental deste tipo de resíduo, considerado um problema mundial – em 2017, foram produzidas mais de 44 milhões de toneladas do material em todo o mundo, segundo a Coalização das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico. “Em todas as edições do torneio, recolhemos mais de 40 toneladas. Estamos fazendo nossa parte.”

O aspecto ambiental e social, continua Gabriel, estão sendo copiados por outras versões do torneio de Arremesso de Celular no País. Em Toledo, a 153 km de Foz do Iguaçu, acontece o 1º Torneio de Arremesso de Celular, no próximo dia 13 de outubro, no Parque do Povo. Também em Chapadão do Sul (MS), o torneio acontece desde 2017, em uma exposição agropecuária e industrial. Nas duas cidades, assim como em Foz do Iguaçu, existe a arrecadação de alimentos e o recolhimento do lixo eletrônico.

Espaço para a comunidade

Aproximadamente 5 mil pessoas passaram pelo Gramadão durante o domingo de arremesso de celular. Foram 284 inscrições e 380 arremessos (algumas pessoas arremessaram mais de uma vez). Além de participar do esporte, a comunidade pôde aferir a pressão, aproveitar as atividades de recreação, acompanhar a apresentação de adestramento de cães, prestigiar a exposição de carros antigos, além de conhecer de perto um carro de combate do Exército, exposto pelo 34º Batalhão de Infantaria Motorizada.

E a temporada de eventos no Gramadão só está começando. Neste sábado (28), às 16h, acontece a abertura dos Jogos de Aventura e Natureza, promovidos pelo Governo do Estado do Paraná, com o apoio da Itaipu Binacional. O show da “Banda que Voa” mistura música e circo a 40 metros de altura, é gratuito e aberto ao público, que também poderá aproveitar outras atividades, como balonismo e parede de escalada.

O Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, tem festa marcada para o domingo (13 de outubro), no Gramadão, com programação para toda a comunidade, com jogos, show, brincadeiras e distribuição de brindes. Já as festividades do Natal de Foz também terão uma série de eventos no Gramadão que, em 2018, recebeu o show de Michel Teló. A organização da festa promete novidades para este ano.