Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Comitiva da embaixada da China visita Itaipu e divulga Festival da Lua Cheia
Tamanho da letra
05/07/2018

Uma comitiva representando a China esteve em Foz do Iguaçu na última terça-feira (3), para conhecer a usina de Itaipu, o Gramadão e alguns pontos no centro da cidade que possam receber atrações culturais. A ideia é trazer à cidade a Orquestra Sinfônica de Zheijiang durante o Festival da Lua Cheia, que será realizado nos dias 23 e 24 de setembro.


Comitiva chinesa no Mirante Central de Itaipu, um dos pontos mais visitados da usina.

A coletiva incluiu a embaixatriz Huang Minhui, esposa do embaixador e ex-embaixadora da China no Peru; Hu Min, conselheiro de imprensa; Sun Yadong, vice-diretor da Seção Administrativa; Hu Menglong, diplomático da Seção de Imprensa e Diplomacia Pública; Chen Manyu, diplomática da Seção Cultural; Li Lan e Zhang Zhenwei, representantes da empresa de promoção cultural Foison Culture Communications, de Pequim.

Quem acompanhou os visitantes foi o coordenador de Turismo da Itaipu, Emerson Orsini, Aline Teigão, da Coordenadoria de Turismo, e o diretor de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Foz, Jihad Abu Ali.

Foz do Iguaçu será a primeira cidade brasileira a sediar o Festival da Lua Cheia. Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília também terão edições do evento. O Festival tem o objetivo de celebrar o tradicional feriado chinês no Brasil e potencializar a cultura daquele país como produto turístico. Também conhecida como “Festival do Meio do Outono”, a festa simboliza um agradecimento dos chineses à Lua pela colheita. Nesse dia, as famílias se reúnem, fazem oferendas e passeiam pelas ruas com lanternas iluminadas.