Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Com turistas peruanos, Itaipu chega à marca de 22 milhões de visitantes
Tamanho da letra
19/03/2018
A Itaipu Binacional recebeu com festa, na manhã dessa segunda-feira (19), no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da margem paraguaia da usina, em Hernandarias, o casal peruano que fez a empresa chegar à marca histórica de 22 milhões de visitantes. A engenheira de alimentos Carmen Felix, de 38 anos, e seu noivo, o biólogo Jorge Benavides, de 32 anos, foram saudados pelos gestores do turismo dos lados brasileiro e paraguaio e presenteados com brindes, almoço e passeios gratuitos em diversos atrativos da usina.
 
“Estou feliz e surpreso”, disse Benavides, enquanto ainda assimilava a notícia. “Eu me sinto honrado por fazer parte desta história, pois a Itaipu é uma empresa que apoia a proteção à natureza e o desenvolvimento sustentável. Como biólogo, aprecio muito isso.” Para Carmen, conhecer a famosa hidrelétrica era um desejo antigo, agora realizado de forma especial. “Notamos que, como a usina que mais gera energia, é uma empresa muito importante para ambos os países e que fará ainda mais por eles.”
 
Para simbolizar a marca, Benavides e Carmen ainda plantaram uma árvore nas proximidades do Mirante do Vertedouro do lado paraguaio da usina.
 
O número contempla o total de pessoas recebidas nas margens brasileira e paraguaia de Itaipu desde abril de 1976, quando a usina ainda era apenas um imenso canteiro de obras. “O turismo está no DNA da Itaipu”, diz o coordenador do turismo pela margem brasileira, Alexandre Pacheco. “Mas acho que ninguém esperava que um dia nos tornássemos também o terceiro monumento do Brasil e o sexto da América Latina mais bem avaliado pelo Trip Advisor [portal de viagens]”, ressalta. “E queremos melhorar ainda mais.”
 
Entre as ações planejadas, segundo Pacheco, estão um estudo de fluxo para melhorar a atenção e a mobilidade interna do turista na usina, além de intervenções nos mirantes Central e do Vertedouro e a remodelação de alguns atrativos. “Em 2018 certamente teremos novidades, que serão anunciadas no momento oportuno”, diz. “Também há projetos para 2019, de maior prazo, como as intervenções na Iluminação na Barragem e na Visita Técnica, que são áreas de maior segurança e exigem um cuidado especial.”
 
De acordo com o coordenador do turismo pela margem paraguaia, Rogelio Sallaberry, a marca de 22 milhões de visitante reflete o tamanho do atrativo para o mundo e aumenta a responsabilidade da gestão. “É algo que nos faz seguir buscando sempre o melhor, nos serviços prestados e na infraestrutura, e sinal de que o turismo está se posicionando fortemente na missão da Itaipu.”
 
Breve histórico
 
A primeira visitação registrada na Itaipu aconteceu no dia 15 de abril de 1976. O grupo número um, formado por 27 integrantes do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, foi atendido pela então recém-criada Assessoria de Relações Públicas.
 
Os modelos de visitação evoluíram até chegar ao formato atual, reconhecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Na margem brasileira, para garantir o melhor atendimento possível e a busca constante de satisfação dos visitantes, a partir de 2007 foi adotada a cobrança de entrada e criado o Complexo Turístico Itaipu (CTI), com diferentes atrativos sob gestão da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).
 
Os recursos obtidos com a venda dos ingressos são usados para a operação e manutenção do CTI, o que garante empregos diretos e indiretos para cerca de 250 pessoas. Parte também é destinada ao Fundo Iguaçu, que promove e divulga o turismo na região.
 
Entre as diversas opções de passeio estão o Circuito Especial, a Visita Panorâmica, o Ecomuseu, a Iluminação da Barragem, o Polo Astronômico, o Kattamaram e o Refúgio Biológico Bela Vista. Todos partem do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), na Avenida Tancredo Neves, 6.702, em Foz do Iguaçu (PR).
 
Os moradores dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu podem acessar gratuitamente cinco atrativos: Visita Panorâmica, Ecomuseu, Refúgio Biológico, Polo Astronômico e Iluminação da Barragem. Além disso, têm direito a 50% de desconto no estacionamento do CRV e nos ingressos ao Circuito Especial e Kattamaram.
 
Informações sobre cada um dos passeios, preços, horários e reservas podem ser obtidas pelo telefone 0800 645 4645 ou no site www.turismoitaipu.com.br.
 
Crescimento
 
O turismo na Itaipu cresce ano a ano. Em 2017, o movimento foi recorde: 979.946 visitantes estiveram na hidrelétrica, que se consolidou como o segundo principal atrativo turístico da região. Destes, 619.119 entraram pela margem brasileira, em Foz do Iguaçu, o que representa 63% do movimento total. Na margem paraguaia, com acesso pela cidade de Hernandarias, foram recebidas 360.827 pessoas (37%).
 
Visitas institucionais
 
Outra forma de conhecer a Itaipu é fazendo a visita institucional/técnico-científica, administrada pela Divisão de Relações Públicas da empresa. Esta categoria é gratuita e voltada a autoridades, grupos de estudantes, professores, pesquisadores e representantes de escolas, universidades, órgãos públicos e entidades diversas. Deve ser previamente agendada e está sujeita à disponibilidade de atendimento. Mais informações pelos telefones (45) 3520-6988 e 3520-6985 ou pelo e-mail rp@itaipu.gov.br.