Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Coleta seletiva será destaque das ações de Itaipu na Semana do Meio Ambiente
Tamanho da letra
29/05/2018

O Programa de Educação Ambiental da Itaipu está preparando uma série de ações nos municípios do Oeste Paranaense durante a Semana do Meio Ambiente, de 4 a 8 de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Serão plantios de árvores, recuperação de áreas degradadas, seminários, caminhadas e oficinas com enfoque nas atividades que a Itaipu já faz em parceria com os gestores municipais. O objetivo é aproveitar o momento para debater o papel de cada pessoa em busca da sustentabilidade.

As atividades ocorrem em toda a região, com enfoque nos 39 municípios da Bacia do Paraná 3, que já têm a programação organizada. O destaque deste ano se dará em torno da coleta seletiva dos resíduos sólidos e da importância de a população separar corretamente o lixo. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, será feito o lançamento oficial da Coleta Seletiva do município.

“Toda articulação tem enfoque na educação ambiental das pessoas, em mostrar que o cuidado com o meio ambiente tem que ter continuidade e não ser feito apenas nesta data”, explica Lucilei Rossani, da área de Educação Ambiental da Itaipu.

Segundo ela, há uma diversidade de atividades que se adaptam às características de cada município e às ações que a Itaipu já promove em cada comunidade. Um dos destaques é o plantio de mudas para refazer a mata ciliar de 29 nascentes, nominadas Fontes da Vida, e que começaram a ser recuperadas no Dia Mundial da Água, em março deste ano.

Em Toledo, junho é nomeado como Mês Verde e as ações não se limitam à Semana do Meio Ambiente. Outro destaque é Foz do Iguaçu que fará um levantamento socioambiental para subsidiar a política municipal de educação ambiental, além de uma campanha de descarte correto de medicamentos. Em Cascavel será realizada a 17ª Conferência Municipal de Meio Ambiente com o tema “Semear-Preservar-Evoluir”.