Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
#CataratasDay2017 pretende impactar 140 milhões de pessoas em todo o mundo
Tamanho da letra
03/11/2017
A uma semana do #CataratasDay2017, no dia 11 de novembro, data que marca o aniversário de seis anos da eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, todo o trade turístico da fronteira do Brasil com a Argentina trabalha na mobilização da campanha.
 
Marque na agenda: falta uma semana para o #CataratasDay2017
 
A expectativa é atingir 140 milhões de pessoas em todo o mundo, nas mídias sociais e convencionais, um milhão a mais do que em 2016. O tema da campanha deste ano – Conecte-se à natureza – está ligado à promoção do Ano Internacional do Turismo Sustentável, pela Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Desde a campanha para eleger o atrativo como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, em 2011, a Itaipu Binacional, que tem em sua missão ampliada incentivar e desenvolver o turismo regional, é uma das principais apoiadoras do Dia das Cataratas, que já faz parte do calendário oficial de eventos de Foz do Iguaçu.
 
“A continuação dessa parceria no Cataratas Day demonstra nosso compromisso reforçado de divulgar e dar visibilidade ao principal atrativo de Foz. Apoiando essa ação, todo o Destino Iguaçu ganha”, diz o gestor do turismo na Itaipu, Alexandre Pacheco. Ele lembra que "a própria usina de Itaipu, eleita uma das Sete Maravilhas da Engenharia do Mundo Moderno, é também uma atração turística”.
 
Para o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston, o Dia das Cataratas já se tornou um marco para a unidade de conservação. “É uma ação que se consolidou também como o dia de abrir as portas e festejar com a comunidade local, o que fazemos com prazer, pois esta é, inclusive, uma oportunidade para muitos moradores da região visitarem e terem contato com a riqueza deste patrimônio pela primeira vez.”
 
O secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, convoca todos os internautas e moradores de Foz do Iguaçu e região para que participem da campanha. A iniciativa, diz Piolla, tem o objetivo de manter a conquista viva na lembrança e também de divulgar o atrativo pelo mundo, com a proposta de atrair mais visitantes para a região. "O #CataratasDay é a maior ação de buzz marketing [marketing viral] organizada por um atrativo turístico", diz.
 
Brasil e Argentina juntos
 
A ação é uma iniciativa dos comitês brasileiro e argentino que trabalharam em conjunto para eleger as Cataratas como uma das sete maravilhas naturais. No lado brasileiro, a campanha é promovida pelas entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu (Prefeitura, Itaipu Binacional e Iguassu Convention & Visitors Bureau e Fundo Iguaçu, com o apoio do ICMBio e da Cataratas S/A).
 
A campanha é dividida em duas frentes. A primeira, em parceria com os argentinos, é um convite para que as pessoas do mundo inteiro que já visitaram as Cataratas do Iguaçu compartilhem com seus amigos, nas mídias sociais, fotos e vídeos da experiência de conhecer essa maravilha natural. A postagem deve estar acompanhada da hashtag #CataratasDay2017.
 
A segunda, exclusiva do lado brasileiro, é um convite para a população de Foz do Iguaçu e região fazer selfies nas Cataratas do Iguaçu e compartilhar nas redes sociais com a hashtag da campanha.
 
Entrada grátis no dia
 
Como nas edições anteriores, o acesso da comunidade local ao Parque Nacional do Iguaçu (PNI) será gratuito. A Prefeitura de Foz do Iguaçu disponibilizará 50 ônibus para fazer o transporte até o Parque, a partir de cinco pontos da cidade. A Itaipu também atuará na coordenação da campanha.
 
Entre as novidades deste ano estão um passeio de bicicleta ao pôr do sol, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, e a participação de grupos da terceira idade – parte da estratégia de diversificar o público de Foz engajado na divulgação.
 
Para a comunidade
 
Com transporte e ingressos gratuitos, o #CataratasDay2017 é uma oportunidade para muitos moradores de Foz do Iguaçu e região visitarem pela primeira vez ou reverem depois de muito tempo o atrativo mais famoso da fronteira. O passeio está limitado ao número de vagas disponíveis. É preciso apresentar documento de identidade e comprovante de residência.
 
A Prefeitura vai disponibilizar 50 ônibus, em dois horários: pela manhã, com saída prevista às 8h30; e à tarde, às 14h. Os locais de embarque são: Gramadão da Vila A, Terminal de Transporte Urbano (TTU), Praça da Bíblia, Uniamérica da Avenida das Cataratas e Parque Remador (no Porto Meira). O retorno deve acontecer em torno de uma hora após a chegada ao parque, nos mesmos veículos.
 
Também será possível ir com veículo próprio e, mediante identificação e apresentação do comprovante de residência no Centro de Visitantes do PNI, entrar com o transporte usado nas visitas turísticas convencionais.
 
No fim da tarde será liberada a entrada de até 500 ciclistas. O passeio de bicicleta ao pôr do sol no #CataratasDay2017 será organizado pela Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu (ACCI). Para se inscrever entre em contato a entidade pelo telefone (45) 98801-8326.