Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Capacita Guias abre nova turma com mais 150 vagas para profissionais do turismo
Tamanho da letra
03/03/2021

De olho no profissional de turismo do futuro, o Instituto Polo Iguassu Internacional abriu, nesta quarta-feira (3), a segunda turma do programa Capacita Guias, uma iniciativa do instituto em parceria com a margem brasileira da Itaipu Binacional. São 150 vagas voltadas aos guias de turismo da cidade, com o objetivo de prepará-los para a nova realidade do setor imposta pela pandemia da covid-19.


Foto: Kiko Sierich/PTI.

As inscrições estarão abertas a partir das 18h desta quarta-feira (3) e podem ser preenchidas até as 22h do dia 7 de março, por meio do link https://forms.gle/ngqqMNSbctPe6qs99.

Para participar, é necessário estar inscrito no CADASTUR e ter trabalhado como guia de turismo nos anos 2019 ou 2020, mediante verificação junto ao cadastro das Cataratas S/A ou Complexo Turístico Itaipu (CTI). A ordem de inscrição será um dos critérios de seleção.

As aulas devem iniciar no próximo dia 18 de março e têm previsão de duração de três meses. Serão 48 horas de aulas na modalidade on-line, com uma média de quatro a seis horas semanais, durante 10 semanas. As aulas práticas serão agendadas previamente e incluem visitas à Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu.

De acordo com a coordenadora geral do Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, nesta segunda turma não será oferecida a bolsa de estudos aos participantes. “Ainda assim, o treinamento é essencial para os profissionais do setor se prepararem para a retomada da economia e para o novo turismo”, afirma.

O objetivo é treinar o guia de turismo com foco nos protocolos de segurança sanitária, além das novas demandas dos atrativos turístico para dar uma melhor experiência ao visitante, nessa época de distanciamento social.

Nos encontros, serão abordadas novas formas de apresentar os atrativos turísticos de Foz, os cuidados necessários para a retomada no contexto de pandemia e temas relativos ao desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. O curso também dará informações históricas e técnicas sobre os principais atrativos da cidade, aproximando os guias dos atrativos.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o objetivo é que o Capacita Guias “se incorpore à cultura de nossa cidade, que tem uma vocação tão forte para o turismo”. “Nós vemos essa vocação e vamos continuar trabalhando por ela, com obras e projetos.  É gratificante investir na nossa gente, dando trabalho e dignidade. É disso que nosso povo está precisando”, afirmou Silva e Luna.

Capacita Guias

No início de fevereiro foi formada a primeira turma do Capacita Guias. Em uma solenidade na Itaipu, cinco profissionais, representando os 147 guias que concluíram a capacitação, receberam o diploma das mãos de Silva e Luna e de Fernanda Fedrigo. Participaram da seletiva da primeira turma 419 guias, o que mostra uma busca grande do segmento por capacitação profissional.

A primeira turma teve uma taxa de frequência média de 91% e o feedback dos participantes foi bastante positivo. Uma pesquisa feita ao final do curso com eles apontou que 93% consideraram recomendar o treinamento para seus colegas. Outros 97% disseram que iriam aplicar os conhecimentos adquiridos em sua experiência profissional. Também 97% se mostraram interessados em participar de novos cursos.

“O curso tem ajudado muito nossa experiência como profissionais. Tudo o que a gente está passando nessa capacitação é para agregar nosso conhecimento e poder levar isso para nossos turistas”, comentou o guia Sandro Dias. “Além do conhecimento que adquirimos sobre os atrativos, e do incentivo ao autoconhecimento, os debates e a interação nos encontros nos mantêm participativos e acolhidos", complementou a guia Flávia Salarini.