Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Canal de Águas Bravas introduz uma nova modalidade esportiva e um novo produto turístico em Foz
Tamanho da letra
22/05/2006

A Seletiva Brasileira de Canoagem Slalom, realizada no Canal de Águas Bravas do Parque da Piracema, foi considerada um sucesso pelos organizadores e atletas que participaram da competição.  Não só pelo nível técnico, mas também pela organização do evento e participação do público.  Segundo o coordenador de Turismo, engenheiro Alexandre Machado, o Canal de Águas Bravas introduziu, além de uma modalidade esportiva, um novo produto turístico em Foz do Iguaçu. As provas terminaram no último domingo.

 

 

Mesmo recém-inaugurado, o canal já é considerado por árbitros a melhor pista artificial de canoagem da América Latina e uma das 10 melhores do mundo.  “Com certeza, ter uma das melhores pistas de canoagem do mundo vai atrair novos campeonatos e, conseqüentemente, mais turistas” , disse Alexandre.

 

 

Ele ressaltou ainda que, em setembro deste ano, deverá ser realizado em Foz do Iguaçu o Pan Americano de Canoagem Slalom, que deve reunir na cidade atletas de 80 países.  E, para setembro do ano que vem, já está marcado para Foz do Iguaçu o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, que é a seletiva para os Jogos Olímpicos de 2008.

 

 

Melhores condições

 

 

Para o representante da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Gonçalves Rodrigues, a inauguração do Canal de Águas Bravas é um marco para a história da canoagem brasileira.  “O Canal vem dar aos atletas brasileiros melhores condições de treinamento e também de competição, já que, no mundo, a maioria das provas são realizadas em canais artificiais”,  afirmou.

 

 

O gerente geral de Esportes do Comitê Olímpico Brasileiro, José Roberto Perillier, também disse acreditar que uma pista artificial para treinamento ajudará na preparação dos atletas e também na divulgação do esporte. “Com certeza a equipe brasileira de canoagem vai dar “um grande salto” em qualidade depois que começar a treinar no Canal de Águas Bravas”  disse.

 

 

Aperfeiçoamento

 

 

Para os atletas, a pista artificial de canoagem era um sonho que virou realidade. Foi essa a definição dada por Gustavo Selbach (foto), vencedor da seletiva K1 Sênior e o melhor atleta brasileiro de canoagem. “Eu nunca imaginei participar de um campeonato em uma pista artificial no Brasil”, disse o atleta.

 

 

Aos 31 anos e com 20 anos de experiência em canoagem, Gustavo afirmou que agora a equipe brasileira vai “dar mais trabalho aos estrangeiros”.  Filipi Santin de Souza, vencedor da categoria C1 Sênior, concorda com Gustavo e diz que este campeonato serviu para mostrar o nível de competição da equipe brasileira em pistas artificiais. “Ainda não temos um nível de qualidade para competir com os estrangeiros. Mas agora, com o Canal, vamos poder nos aperfeiçoar” afirmou Filipi.

 

 

Treinamento

 

 

O Canal de Águas Bravas será utilizado para o treinamento dos atletas que integram a Seleção Brasileira de Canoagem. Muitos já se mudaram para Foz do Iguaçu. Mas, além da prática profissional da canoagem, o Canal também servirá como um novo atrativo esportivo para moradores da cidade. Conforme Alexandre, já está aprovada a criação de uma escola de canoagem, que deve começar a funcionar em breve. O Canal de Águas Bravas, propício para a prática esportiva, compõe o complexo do Parque da Piracema que conta ainda com o Canal da Piracema, para a procriação de peixes.

 

 

Os vencedores

 

 

Este é o resultado da Seletiva Brasileira de Canoagem Slalom:

Categoria C1 Júnior (canoa)

1º Robson Antunes Gomes

2º Bruno José Pereira Machado

Categoria C1 Sênior (canoa)

1º Filipi Santin de Souza

2º Patrick Hensel

Categoria C2 (canoa)

1º Guilherme Silveira de Almeida e Gustavo Silveira de Almeida

2º Emerson Batista e Samuel da Silva Napolitano

Categoria C1 Feminino (canoa)

1º Milene Wolf

2º Poliana de Paula

Categoria K1 Júnior (caiaque)

1º Ricardo Martins Taques

2º Ivan Vendemiatti

Categoria K1 Master (caiaque)

1º Rubens Gomes Sobrinho

2º Edélcio Roberto Palhares

Categoria K1 Sênior (caiaque)

1º Gustavo Selbach

2º João Vitor Martins Machado