Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Atualização tecnológica de Itaipu é apresentada no 9º Workspot, em Foz
Tamanho da letra
27/11/2018
O processo de atualização tecnológica da usina de Itaipu foi apresentado pelo diretor técnico executivo da empresa, Mauro Coberllini, como um grande objeto de estudo para os cerca de 300 engenheiros e técnicos, de 13 países, que participam da 9ª edição do Workspot, em Foz do Iguaçu.
 
 
O evento foi aberto nesse domingo (25), no Rafain Palace Hotel & Convention e prossegue até quinta-feira (29), debatendo o que há de mais moderno em Transformadores e Reatores de Potência, Equipamentos de Alta Tensão, Subestações e Materiais e Tecnologias Emergentes. Ao final, os participantes farão uma visita técnica à Itaipu, responsável pela organização e patrocínio do Workspot, realizado pelo Cigre Brasil.
 
Durante a cerimônia de abertura, Corbellini destacou que Itaipu, um exemplo de união entre brasileiros e paraguaios, está a poucos meses de completar 35 anos de geração de energia, batendo recordes de produção e já gerou energia suficiente para abastecer o planeta durante 41 dias. Para continuar se superando e atendendo às demandas do Brasil e do Paraguai, a usina passará por uma atualização tecnológica, processo que demandará muito conhecimento e experiência. O prazo previsto do trabalho é de 14 anos e o investimento e custará cerca de U$ 660 milhões.
 
 
Segundo Corbellini, o Workspot será um momento de intercâmbio sobre o tema. Os engenheiros e engenheiras de Itaipu que estão trabalhando no projeto de atualização da usina têm muito a contribuir com os participantes do evento. Por sua vez, sabe-se também que o processo de atualização do sistema de produção, regulação e controle da usina exigirá a colaboração de vários profissionais e demanda muito conhecimento. “Com certeza, precisaremos muito da experiência que vem sendo produzida pelos fabricantes e empresas do setor que participam deste Workspot”, afirmou o diretor.
 
Atualmente, o processo encontra-se na fase de pré-qualificação das empresas e dos consórcios interessados em participar do trabalho. As propostas comerciais devem ser apresentadas nos primeiros meses de 2019.
 
Inovar sempre
 
O diretor-presidente do Cigre Brasil, Josias Matos de Araújo, destacou que Itaipu segue na linha da inovação permanente. “Nos últimos 20 anos, os aplicativos de celulares, a rede Wi-Fi e até o próprio WhatsApp têm nos ajudado na eficiência dos trabalhos”, afirmou. Como exemplo, o presidente do Cigre citou o monitoramento preventivo das redes de transmissão e transformadores feitos periodicamente e à distância, mas em tempo real. “Esses elementos tecnológicos nos dão oportunidade para criar. O setor elétrico não deixará de utilizar a inteligência humana, mas cabe a nós, engenheiros, saber como melhor aplicar as inteligências artificiais”.
 
Participaram também da cerimônia de abertura o diretor-presidente da Eletrobras Furnas, Ricardo Medeiros; o coordenador do evento, Jaime Suñé; o superintendente adjunto de Manutenção da Itaipu Binacional, Cleber de Souza Pimenta e o superintendente de Manutenção da Companhia Hidroelétrica do São Francisco - Chesf, Adolpho Calazans.
O Workspot
 
Até quinta-feira (29) os participantes debaterão sobre temas ligados ao desenvolvimento técnico e tecnológico da engenharia brasileira, no campo da produção, transmissão e distribuição de energia elétrica. Serão quase 90 apresentações teóricas. Paralelamente, ocorre uma feira com a presença de 20 empresas ligadas ao setor elétrico.
 
Realizado pelo Cigre Brasil, é a segunda vez que o Workspot ocorre em Foz do Iguaçu, com organização e patrocínio da Itaipu. Mais informações pelo site www.cigreworkspot.com.br.