Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Agricultores recebem projetos de recuperação ambiental
Tamanho da letra
01/06/2006

Hoje (sexta-feira), às 13h30, na Comunidade do Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon, o comitê gestor do Programa Cultivando Água Boa fará a entrega de 82 planos de controle ambiental (PCAs) a proprietários rurais da microbacia do Rio Ajuricaba.  

 

A entrega faz parte das atividades e compromissos assumidos pela Itaipu na implementação do programa socioambiental Cultivando Água Boa. Estarão presentes na cerimônia, além de diretores da Itaipu, representantes do Ministério Público, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e de outras instituições que fazem parte do Comitê Gestor.

 

Parceria

 

A elaboração dos PCAs é resultado de uma parceria entre a Itaipu e a Unioeste/Fundecamp, de Marechal Cândido Rondon, que visa a elaboração de diagnósticos e projetos que indiquem onde os agricultores devem investir para corrigir os passivos ambientais das propriedades, a fim de regularizar a situação perante a legislação. O trabalho é oferecido gratuitamente aos agricultores. 

  

Com a entrega, espera-se que os 82 lotes, a maioria com pequenos passivos e oito deles em situações mais complicadas, comecem a regularizar a situação. A maioria prescinde de reserva legal ou mata ciliar.

 

Recuperação

 

A recuperação dos passivos fica a cargo dos agricultores. A Itaipu e as 16 instituições parceiras do comitê gestor se comprometem a doar mudas e cercas para o reflorestamento, instalar abastecedouros comunitários, readequar estradas e implementar obras para de conservação de solos.

 

- As ações coletivas e individuais são complementares e o objetivo é tornar cada propriedade legal e ecologicamente correta, além de economicamente sustentável -  explica o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich.