Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Agência Nacional de Águas promove encontro de medição de rios em Foz
Tamanho da letra
03/11/2006

A Agência Nacional de Águas (ANA) promove de 6 a 10 de novembro, em Foz do Iguaçu, o 2º Curso de Medidores de Vazão Acústico – Doppler. O objetivo é proporcionar o aperfeiçoamento, atualização e padronização dos trabalhos referentes à medição de rios.  O evento é uma parceria entre Itaipu e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. – Epagri.

 

O curso, que começa segunda-feira às 8h, será realizado no Centro de Treinamento da usina de Itaipu e na Estação Iate Clube Cataratas, em Foz do Iguaçu – e  também na Estação Puesto Silva, no Paraguai. Participam do evento profissionais de entidades federais, estaduais e municipais relacionados à gestão de recursos hídricos, além de engenheiros e hidrometristas das entidades operadoras da rede hidrométrica nacional.

 

As aulas serão divididas em teóricas e práticas. Ministram os temas os especialistas em medidores Doppler no Brasil, Paulo Everardo Muniz Gamaro e Mauro Silvio Rodrigues.

 

ANA – A ANA é responsável por uma rede hidrométrica nacional composta por várias estações pluviométricas, fluviométricas, de qualidade de água e sedimentométricas. Segundo dados da Agência são mais de 4.500 estações de monitoramento.

 

A missão principal da ANA é adequar o uso das águas dos rios e lagos de domínio da União e implementar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com a finalidade de garantir o uso sustentável, evitar a poluição e o desperdício e garantir água de boa qualidade e em quantidade suficiente para a atual e as futuras gerações.