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Até o dia 26 de abril, quando o Tratado de Itaipu completará 46 anos, a Itaipu deverá ter pronta toda a documentação referente à construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai. Com essa fase do processo concluída, as obras da ponte sobre o Rio Paraná, ligando Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco (Paraguai), estarão em condições de serem iniciadas ainda neste semestre.
Imagem mostra como vai ficar a nova ponte sobre o Rio Paraná.
O início das obras poderá ser anunciado em Assunção, na visita de retribuição que o presidente Jair Bolsonaro possivelmente fará ao presidente paraguaio Mario Abdo Benitez , que esteve em Brasília no dia 12 de março. A ocasião marcou a segunda reunião bilateral entre os dois presidentes. A primeira foi em Foz do Iguaçu, antes da solenidade de posse do diretor-geral brasileiro, Joaquim Silva e Luna, em 26 de fevereiro.
A data do novo encontro não foi definida. Há expectativa de que ele ocorra ainda no mês de maio, quando Itaipu completa 35 anos de geração de energia, no dia 5, e 45 anos de criação, no dia 17.
Estruturante
A nova ponte será construída sobre o Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco, cidade paraguaia vizinha a Ciudad del Este, onde está localizada a Ponte da Amizade. É a fronteira mais movimentada do Brasil, com um intenso fluxo de veículos e pessoas, e que há tempos exigia a construção de uma nova ponte, para o tráfego pesado, deixando a Ponte da Amizade para o turismo e a travessia de vizinhança.
A obra da segunda ponte, segundo o general Silva e Luna, é considerada estruturante. “Ela vai fortalecer o processo de integração regional e melhorar a infraestrutura para o comércio e o turismo entre os dois países”, diz. A construção já havia sido contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) em 2014, mas o projeto não teve continuidade na época, por falta de recursos. A retomada acontece graças ao financiamento da Itaipu Binacional.
A construção tem custo previsto de R$ 456.138.389,24, considerando obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro. Por meio de um convênio de delegação, todas as obras serão gerenciadas pelo governo do Paraná.
Com a nova ligação Foz-Presidente Franco, a Ponte Internacional da Amizade ficará exclusiva para veículos leves e ônibus de turismo. Essa ponte é hoje o principal corredor econômico entre o Brasil e o Paraguai. Foi ela que ajudou a transformar o município paraguaio na terceira maior zona franca do mundo.
Aguardada há muitos anos, a segunda ponte entre os dois países será mais um estímulo ao desenvolvimento regional, pois vai gerar empregos, fortalecerá a integração, facilitará a logística de cargas e aliviará o trânsito no Centro de Foz do Iguaçu e na Ponte da Amizade.
Links:
[1] https://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/capa___.JPG