Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Gestão
Tamanho da letra
A responsabilidade socioambiental é um compromisso incorporado ao planejamento estratégico da Itaipu, que se reflete no dia a dia da empresa, bem como em diversas ações voltadas aos públicos interno e externo. 
 
Signatária dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a empresa se compromete a adotar políticas e práticas que tornem sua gestão transparente e contribuam para promover a cidadania, melhorar a qualidade de vida das comunidades com as quais se relaciona, impulsionar o desenvolvimento regional sustentável e, assim, construir uma sociedade mais responsável, justa e solidária.
 
Internamente, as ações abrangem temas como saúde, segurança, qualidade de vida e educação financeira dos colaboradores, além da promoção da equidade de gênero e do voluntariado. Para o público externo, estão voltadas ao desenvolvimento regional, à geração de renda, educação ambiental, proteção de crianças e adolescentes, de respeito aos direitos humanos, saúde pública na região da fronteira, conservação da biodiversidade, dentre outros.  
 
No Brasil, as ações socioambientais acontecem principalmente na área de influência do reservatório e se estendem a diversos municípios da região Oeste do estado do Paraná. No Paraguai, as iniciativas têm abrangência nacional e estão presentes em todas as regiões do país.
 
Essas iniciativas são executadas por diversas áreas da empresa e integram o Plano Empresarial, que está estruturado por programas e ações, que por sua vez estão vinculadas aos objetivos estratégicos e às políticas e diretrizes organizacionais.
 
Em 2005, a Itaipu criou a Coordenadoria de Responsabilidade Socioambiental e o Comitê Gestor de Responsabilidade Socioambiental. Em 2010 a Coordenadoria tornou-se a Assessoria de Responsabilidade Social, sendo subordinada diretamente ao Diretor-Geral Brasileiro.
 
A Assessoria é responsável pelo acompanhamento e orientação dos projetos realizados, criação e atualização de banco de dados, publicação do relatório de sustentabilidade, coordenação do programa de voluntariado empresarial (Força Voluntária) e participação em índices de sustentabilidade, pesquisas e prêmios.
 
O Comitê Gestor foi responsável pelo acompanhamento dos programas, a definição de políticas e o direcionamento estratégico da responsabilidade socioambiental da empresa. Sua atuação integradora e transversal, somada ao amadurecimento da empresa, contribuíram para embasar a criação do Sistema de Gestão da Sustentabilidade (SGS) em 2012.
 
Com este modelo de ação, a Itaipu Binacional demonstra que a responsabilidade social vai muito além da geração de empregos, do respeito aos direitos dos empregados, da distribuição de royalties e de uma gestão transparente.
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.