Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Reconhecimento
Tamanho da letra

A Itaipu leva tão a sério o compromisso de preservar o meio ambiente que suas ações ambientais são consideradas modelo para o setor elétrico, ganham prêmios e conquistam reconhecimento internacional.

2019

Reserva da Biosfera - As áreas protegidas da Itaipu no Brasil ganharam o status de Reserva da Biosfera – título já obtido por áreas da margem paraguaia da empresa, em 2017. O território é considerado como zona-núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) pelo Programa “O Homem e a Biosfera” (MaB, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

2017

Benchmarking - A Itaipu obteve mais uma vez o primeiro lugar no ranking Benchmarking, com o programa Plantas Medicinais. A binacional já havia sido premiada com o primeiro lugar em 2016, com o program Biodiversidade Nosso Patrimônio, em 2007 (com o Cultivando Água Boa-CAB), em 2011 (com o programa Desenvolvimento Rural Sustentável) e em 2012 (com o case Gestão de Bacias Hidrográficas). Em 2016, ficou em primeiro lugar na categoria Indicadores. Em 2013, obteve o segundo lugar no ranking com o programa Sustentabilidade de Comunidades Indígenas. Em 2014, ficou entre os 20 melhores com o Coleta Solidária. E, em 2012, liderou o ranking de melhores práticas socioambientais em 10 anos do prêmio Benchmarking, novamente com o CAB.
 
2016
 
Benchmarking - A Itaipu obteve dois primeiros lugares na 14ª edição do Benchmarking Brasil. A empresa ficou em primeiro lugar no ranking, com o programa "Biodiversidade: Nosso Patrimônio". E também obteve o primeiro lugar na nova categoria "Indicadores", pelo conjunto de indicadores que atestam a gestão socioambiental da binacional. 
 
Hugo Werneck - O programa Cultivando Água Boa (CAB) foi homenageado na sexta edição do Prêmio Hugo Werneck, um dos principais reconhecimentos a ações ambientais no Brasil. Neste ano, o tema do prêmio foi “Pelas Águas do Planeta – Da Caixa d’Água do Brasil à Terra das Cataratas”. Foram premiados 17 projetos e personalidades que se destacaram por seus exemplos em sustentabilidade.
 
2015 
 
Prêmio inovação e Tecnologia Biomassa BR - O incentivo na pesquisa para produção de biocombustíveis a partir dos dejetos da produção agropecuária da região rendeu à empresa a premiação, criada pela FRG Mídia Brasil em 2013, empresa gaúcha voltada para a comunicação na área de energias renováveis. O prêmio é uma forma de estimular empresas e empresários a continuarem se esforçando, pesquisando para que o setor avance cada vez mais. 
 
Water for Life – O programa socioambiental Cultivando Água Boa, desenvolvido pela Itaipu em parceira com os 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná 3, obteve o reconhecimento da ONU como a melhor gestão de recursos hídricos do mundo. O CAB concorreu com 40 iniciativas de todos os continentes e conquistou o 1º lugar na categoria “Melhores práticas em gestão da água” da 5ª edição do Prêmio Água para a Vida 2015.
 
Certificação Life – A Itaipu Binacional é a terceira empresa no Brasil a receber a Certificação Life, metodologia que avalia a eficiência do sistema de gestão ambiental da empresa e as ações para a conservação da biodiversidade. 
 
Cumbres de Guadarrama. As ações de sustentabilidade da Itaipu através do programa Cultivando Água Boa lhe valeram o prêmio Cumbres de Guadarrama, concedido pela Comunidade de Madri (Espanha), em janeiro de 2015. Desde 1914, o prêmio reconhece bons exemplos de ecologia, de organizações, governos, parques nacionais e pessoas.

2014

Prêmio Eco Sustentabilidade - A Itaipu Binacional foi uma das vencedoras na 32º edição do Prêmio Eco de Sustentabilidade, promovido pela Câmara Americana de Comércio – Amcham Brasil. A empresa venceu na modalidade Práticas de Sustentabilidade em Processos e Serviços (empresa de grande porte), com o case do Sistema de Gestão da Sustentabilidade (SGS). Essa foi a terceira vez que Itaipu recebe o Prêmio Eco. Em 2009, venceu na modalidade Sustentabilidade e Processos, com o case do Programa Cultivando Água Boa (CAB); no ano seguinte, foi a melhor na categoria Sustentabilidade em Produtos, com o projeto "Veículo Elétrico para Catadores de Materiais Recicláveis".

Prêmio Istoé Empresas+Conscientes - O prêmio elegeu, segundo os organizadores, as corporações mais dispostas a implantar um novo modelo de desenvolvimento, baseado em um capitalismo moderno e em consonância com o meio ambiente e a sociedade em que estão inseridas. A Itaipu ficou em segundo lugar na categoria Trabalhadores e em quarto na Governança. No ranking geral entre as grandes empresas, ficou em quarto lugar.

Prêmio Benchmarking Ambiental Brasileiro - O programa Coleta Solidária, que faz parte do Cultivando Água Boa, ficou entre as 20 melhores práticas brasileiras, na 12ª edição do prêmio Bechmarking Ambiental Brasileiro. A Itaipu já havia sido premiada com o primeiro lugar no Benchmarking em 2007 (com o CAB), em 2011 (com o programa Desenvolvimento Rural Sustentável) e em 2012 (com o case Gestão de Bacias Hidrográficas). Em 2013, obteve o segundo lugar com o programa Sustentabilidade de Comunidades Indígenas. E, em 2012, liderou o ranking de melhores práticas socioambientais em 10 anos do prêmio Benchmarking.

Prêmio Ozires Silva – A Itaipu Binacional emplacou dois projetos entre os destaques da categoria Empreendedorismo Ambiental na Educação (modalidade empresa de médio e grande porte) na 7ª edição do Prêmio Ozires Silva, iniciativa do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).  A empresa conquistou o primeiro lugar na categoria, com o projeto "Água: Conhecimento Para Gestão", uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), com apoio da Itaipu, e recebeu a Menção Honrosa pelo programa Educação Ambiental, uma das iniciativas do Cultivando Água Boa.

Prêmio Belmiro Siqueira de Administração – A conquistou o prêmio Belmiro Siqueira de Administração, concedida pelo Conselho Federal de Administração (CFA), entregue durante a 4ª Convenção Nacional do Sistema CFA/CRAS, em Foz do Iguaçu. A Itaipu concorreu com mais de 400 empresas de todo o País, mas o seu conjunto de ações ambientais e socialmente responsáveis executadas na Bacia do Paraná 3 (BP3) garantiu a premiação como Empresa Cidadã. Desde 2002, quando a categoria foi criada, foi a primeira vez que uma empresa paranaense conquista o título.

2013

Marketing Best Sustentabilidade. O Programa Cultivando Água Boa (CAB), da Itaipu Binacional e parceiros, recebeu o troféu do Marketing Best Sustentabilidade 2013, concedido às melhores ações empresariais sustentáveis do Brasil. O CAB foi um dos dez cases vencedores selecionados pelo júri, presidido por Jomar Pereira da Silva, presidente da Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap). O prêmio é promovido há 12 anos.

Prêmio Benchmarking Ambiental. A Itaipu ficou novamente entre as 30 melhores práticas socioambientais do País selecionadas pelo Ranking Benchmarking. Desta vez, a empresa obteve a segunda colocação no prêmio anual, com o programa Sustentabilidade de Comunidades Indígenas, uma iniciativa do Cultivando Água Boa que beneficia 273 famílias distribuídas entre as comunidades Ocoy, Añetete e Iatamarã.

2012

Prêmio Pintou Limpeza. A Itaipu foi a única empresa homenageada na primeira edição do Prêmio Pintou Limpeza, promovido pelas rádios Eldorado e Estadão ESPN, do Grupo Estado. A binacional venceu na Categoria Empresa Cidadã, em função dos resultados do Programa Cultivando Água Boa. A premiação reconhece personalidades e organizações de diversos setores da sociedade que têm o compromisso de respeito ao meio ambiente. Outros vencedores foram o cineasta Fernando Meirelles (Personalidade), por sua atuação na campanha contra o novo texto do Código Florestal; a Associação Paulista de Supermercados – Apas (Iniciativa do ano), pela discussão sobre uso de sacolas plásticas; o Compromisso Empresarial para a Reciclagem – Cempre (Instituição de Destaque), pela atuação como prestadora de informações sobre reciclagem; e o Padre Rosalvino Moran Viñayo, da Obra Social Dom Bosco, de Itaquera (Menção honrosa), pelos anos de dedicação à frente da entidade.

Benchmarking da década. O Programa Cultivando Água Boa recebeu a primeira colocação no Ranking Benchmarking Legítimos da Sustentabilidade – Os Melhores da Década, entregue pela Mais Projetos Corporativos e pelo Instituto Mais, referências no Brasil em gestão sustentável. A binacional também foi reconhecida com o case Gestão por Bacia Hidrográfica, eleito o melhor de 2012. Um grupo de 20 especialistas em sustentabilidade e meio ambiente do Brasil e de outros países formou a Comissão Técnica que elegeu o ranking.
 

2011

Prêmio Socioambiental Chico Mendes. Pelo segundo ano consecutivo, ações socioambientais do programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, foram reconhecidas com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes.

Americas Award. O Programa Cultivando Água Boa foi escolhido como exemplo de excelência na categoria sustentabilidade ambiental pelo Americas Award 2011. A premiação é concedida pelo Instituto das Nações Unidas para o Treinamento e Pesquisa (Unitar), em parceria com o Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (Cifal) - Atlanta, Estados Unidos.

Benchmarking Ambiental Brasileiro. A Itaipu foi escolhida novamente para Ranking Benchmarking dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do País. A empresa concorreu com o case “Gestão para a sustentabilidade no espaço rural”, uma das ações do Programa Cultivando Água Boa (CAB).

Prêmio 5 de Junho. A Itaipu Binacional recebeu, em Curitiba, o Prêmio 5 de Junho, promovido pelo Instituto Negócios Públicos do Brasil. A premiação reuniu representantes de instituições públicas de todo o País. A Itaipu foi premiada com o Programa Cultivando Água Boa, na categoria Manejo de Recursos Naturais, como melhor projeto preservação da biodiversidade e dos ecossistemas (recursos hídricos, fauna e flora).

2010

Fundação Coge. A Itaipu recebeu o Prêmio Fundação Coge, um dos mais prestigiados do setor elétrico brasileiro. O reconhecimento veio na categoria Ação de responsabilidade ambiental, com o Projeto Veículo Elétrico para Catadores. Foi a segunda vez que a empresa recebeu o prêmio – a primeira foi em 2006, com o Programa Cultivando Água Boa.

Prêmio ANA. A Itaipu Binacional recebeu em 2010 o maior prêmio nacional em reconhecimento a cuidados com as águas, o Prêmio ANA, promovido pela Agência Nacional de Águas. A maior hidrelétrica do mundo em geração de energia foi premiada na categoria empresas, com seu programa socioambiental Cultivando Água Boa.

Clean Tech & New Energy. A capacidade da Itaipu de produzir energia limpa e renovável foi reconhecida pela revista britânica The New Economy, responsável pelo prêmio Tecnologia Limpa e Novas Energias. Tida como “líder em desenvolvimento de energias renováveis”, a Itaipu foi uma das premiadas, ficando lado a lado com as maiores empresas produtoras de energia do planeta. Projetos da empresa, como o Cultivando Água Boa, a Plataforma de Energias Renováveis, Veículo Elétrico e o Parque Tecnológico Itaipu foram mencionados como exemplos de iniciativas de sucesso.

Chico Mendes. O Prêmio Social Ambiental Chico Mendes reconhece o esforço da Itaipu na promoção de diversas ações socioambientais, no âmbito do programa Cultivando Água Boa. Promovido pelo Instituto Chico Mendes, o prêmio valoriza ações voltadas ao desenvolvimento sustentável por intermédio da promoção humana e da conservação ambiental.

2009

Selo Pró-Eqüidade de Gênero, daedição do Programa Pró-Eqüidade de Gênero, concedido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Itaipu para garantir a igualdade de oportunidades para trabalhadores e trabalhadoras, recebido em Brasília-DF, no dia 25 de março.

Prêmio ECO 2009, na categoria Sustentabilidade em Processos, concedido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados UnidosAmcham e pelo jornal Valor Econômico, no dia 27 de novembro, em São Paulo-SP.

2008

Prêmio “Ecologia e Ambientalismo", concedido pela Câmara de Vereadores de Curitiba ao diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, pelo trabalho desenvolvido no campo socioambiental, com a implementação do Programa Cultivando Água Boa, em 19 de junho

Prêmio “Destaque Nacional de Responsabilidade Socioambiental Empresarial”, concedido pelo Instituto Ambiental Biosfera, pelo conjunto de ações na área de responsabilidade socioambiental, no dia 17 de outubro, em São Paulo (SP).

2007

Prêmio 19 de Março, concedido pela Ordem dos Pregoeiros do Brasil e pela revista “O Pregoeiro”, pela realização do primeiro pregão eletrônico binacional. O prêmio foi entregue durante o 2º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, em Foz do Iguaçu, no mês de marçoPrêmio “5º Benchmarking Ambiental Brasileiro”, por Itaipu ter sido considerada a promotora da melhor ação voltada ao meio ambiente em 2007, com o Programa Cultivando Água Boa. Este prêmio foi concedido pelo Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro e a entrega foi feita no auditório do Masp, em São Paulo, pelo representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Haroldo Mattos de Lemos, no dia 26 de setembro.

Certificado Fome Zero, em reconhecimento às ações desenvolvidas para a implantação do projeto de Telecentros de Informação e Negócios. O certificado foi entregue no auditório da Confederação Nacional do Comércio, em Brasília-DF, no dia 5 de dezembro.  

2006

Prêmio “Destaque Nacional em Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social”, concedido pelo Instituto Ambiental Biosfera e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (Ibrae), pela contribuição à realização de projetos, ações e iniciativas setoriais que resultam numa efetiva melhoria na qualidade de vida da população em âmbito nacional, recebido em fevereiro.

Prêmio Abes, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), na categoria empresa pública, em reconhecimento aos projetos e ações desenvolvidos pelo programa Cultivando Água Boa nos 29 municípios da Bacia do Paraná III, recebido em julho.

Selo Balanço Social Ibase/Betinho 2005, concedido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), recebido em agosto. O direito de utilização do selo atesta que a Itaipu cumpre os critérios de transparência e divulgação do balanço social exigidos pelo Ibase e submete-se às críticas e sugestões da sociedade sobre a atuação da empresa.

Prêmio Destaque Excelência em Gestão Social, promovido pela Editora Expressão em parceria com as consultorias Civitas e Lauster e concedido pelaPesquisa de Responsabilidade Social Empresarial da Região Sul, em setembro.

Prêmio da Fundação Coge, concedido pela Fundação Coge na categoria Ações Ambientais, para o programa Cultivando Água Boa, considerado a melhor ação ambiental desenvolvida por empresas do setor elétrico no Brasil, em novembro.

2005

Prêmio “Zilda Arns de Responsabilidade Social – Top Social ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil Seção Paraná)”, para o programa Cultivando Água Boa, concedido pelo Instituto ADVB de Responsabilidade Social.

II Prêmio “FAE/FiepResponsabilidade Social”, concedido pela Faculdade de Administração e Economia (FAE) em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
 
Prêmio Especial concedido pela ONG Iniciativa da Carta da Terra pelo programa Cultivando Água Boa, como exemplo de empresa pública e social ambientalmente responsável.

13º Prêmio “Expressão de Ecologia - Educação Ambiental Não-formal na Microbacia do Lajeado Xaxim e Rio Sabiá”, concedido pela Editora Expressão de Ecologia, pelo programa de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Itaipu, uma das ações do programa Cultivando Água Boa.

2004

I Prêmio “FAE/Fiep/2004 – Responsabilidade Social”, concedido pela Faculdade de Administração e Economia (FAE) em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

2003

XI Prêmio “Expressão de EcologiaConservação de Recursos Naturais Setor Privado”, para o projeto “Estudos de Ovos e Larvas de Peixes no Reservatório de Itaipu”, concedido pela Editora Expressão.

X Prêmio “Educação AmbientalTroféu Dignidade Solidária” para o projeto “Sustentabilidade Social da Região da Vila C (Energia Solidária)”, concedido pelo Centro Paranaense de Cidadania (Cepac).

Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.