Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Modelo de Gestão
Tamanho da letra
A Itaipu adotou o modelo de gestão para suas ações socioambientais, em consonância com a política federal de gestão da água, priorizando a segurança hídrica e o desenvolvimento territorial, na área de influência da usina.
 

Clique na imagem para melhor visualização.

 
Esse modelo foi estruturado considerando a ampliação da área de atuação de 29 para 55 municípios, sendo 54 no Oeste do Paraná e o município de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Esse modelo vem evoluindo de acordo com direcionamentos estratégicos.  

Todas as ações desenvolvidas pela Itaipu ou com sua participação são alinhadas aos compromissos globais assumidos pelo Brasil e Paraguai para o desenvolvimento sustentável (por exemplo, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS) e suportadas por ferramentas de geotecnologias para gestão das informações espaciais, aplicadas ao monitoramento, planejamento e tomada de decisões das ações referentes à Segurança Hídrica e Desenvolvimento Territorial.

 
Gestão Ambiental
 
O eixo Gestão Ambiental desdobra-se em 4 objetivos elementares que englobam a Conservação da Biodiversidade, o Monitoramento Ambiental, o Manejo Integrado de Água e Solo e o Saneamento Ambiental. Destacam-se ações de preservação, conservação da flora e fauna regional, gestão da qualidade de água e diminuição de aportes de sedimentos no reservatório, potencializando a produção de energia.
 
Desenvolvimento Social
 
O eixo Desenvolvimento Social apoia iniciativas relacionadas à segurança alimentar, saúde, infraestrutura e habitação para segmentos sociais vulneráveis, promovendo o desenvolvimento socioeconômico, inclusão social e, por consequência, a melhoria das condições ambientais.  
 
Desenvolvimento Econômico
 
O eixo Desenvolvimento Econômico foca em ações que permeiam toda a cadeia produtiva agropecuária, promovem o turismo regional e apoiam o desenvolvimento de obras de infraestrutura, contribuindo para  a segurança hídrica e o desenvolvimento econômico regional.
 
Desenvolvimento Cultural
 
O eixo Desenvolvimento Cultural contempla ações que contribuem com a preservação da memória e história territorial, com o bem-estar da população da região, incentivando a prática esportiva e integração social.
 
Desenvolvimento Tecnológico e novas oportunidades
 
O acompanhamento do desenvolvimento do território que implique impactos ambientais é fator de constante monitoramento. Nesse contexto o Desenvolvimento Tecnológico e Novas Oportunidades promovem ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação para eliminar ou diminuir riscos ambientais e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico.
 
O modelo foi estruturado considerando a área de influência da empresa, de 55 municípios, sendo 54 no Oeste do Paraná e o município de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul.
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.