A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Coleta Solidária
Tamanho da letra
O programa Coleta Solidária é uma iniciativa no âmbito do desenvolvimento territorial sustentável e voltada aos catadores de materiais recicláveis dos 54 municípios da área de atuação da Itaipu. O objetivo é promover melhoria da qualidade de vida, geração de renda e destinação correta de resíduos. 
 
Por meio da ação conjunta entre a Itaipu e os municípios, são formalizadas parcerias de apoio às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, a fim de promover a inclusão social e produtiva desses trabalhadores, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
 
O programa está ainhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o de número 12 (Consumo e Produção Responsáveis), por estimular a diminuição da geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso. Busca também o equilíbrio econômico, social e ambiental, por meio da estruturação da cadeia de reciclagem, que engloba a geração, coleta seletiva, processamento, comercialização e industrialização.
 
O Programa atua com nas seguintes linhas de ação:
 
  • Organização dos coletivos de catadores em associações e cooperativas;
  • Apoio à infraestrutura por meio de convênios com os municípios do Oeste do Paraná (construção e reforma dos barracões, aquisição de equipamentos e caminhões);
  • Apoio técnico e elaboração de diagnósticos contábeis, de logística e de engenharia, planos de viabilidade e gestão participativa; 
  • Criação da Plataforma de Indicadores de Coleta Seletiva (Reciclômetro);
  • Promoção de cursos, palestras e encontros sobre resíduos sólidos e redes solidárias; 
  • Construção de uma Central de Valorização de Recicláveis; e
  • Articulação para a contratação das associações e cooperativas pelas prefeituras para prestação de serviços ambientais. 
 
"O programa busca promover o equilíbrio econômico, social e ambiental, por meio da estruturação da cadeia de reciclagem, que engloba a geração, coleta seletiva, processamento, comercialização e industrialização"
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.