A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Governança
Tamanho da letra

A gestão e a implementação do programa socioambiental são eminentemente participativas. Suas ações são desenvolvidas por meio de parcerias entre a Itaipu e instituições públicas e privadasentidades sociais e ambientais. A organização e operação deste processo são feitas com o apoio de comitês gestores.

A Itaipu atua conjuntamente com mais de 2 mil parceiros, entre prefeituras, cooperativas, associações de classe, produtores rurais, ONGs, órgãos governamentais e sociedade civil organizada. Muitos desses parceiros estão organizados em Comitês Gestores e atuam nas ações que estão sendo desenvolvidas no território.

O processo de implantação das ações socioambientais nas microbacias é composto pelas seguintes etapas:

1. Seleção da microbacia

Inicia-se pelo diálogo com a comunidade, autoridades e lideranças locais sobre os conceitos e fundamentos da conservação dos recursos hídricos, com a definição da microbacia a ser trabalhada em cada município, priorizando as dos mananciais que abastecem a população local. Realiza-se também o diagnóstico técnico da microbacia.

2. Sensibilização

Encontros com as comunidades e lideranças para sensibilizar sobre os problemas, ações corretivas necessárias e práticas social e ambientalmente corretas.

3. Comitês Gestores

São criados comitês gestores com representantes dos diversos programas e projetos socioambientais da Itaipu, órgãos municipais, estaduais e federais, cooperativas, empresas, sindicatos, entidades sociais, universidades, escolas e agricultores.

4. Oficinas de Educação Ambiental

As oficinas de educação ambiental trabalham com a comunidade da microbacia, orientando para um diagnóstico participativo, dialogando sobre a importância e quais são as ações de intervenção socioambiental naquele território e o papel da comunidade nesse trabalho. Nas oficinas, a comunidade, além de expressar seus anseios, assume uma postura proativa nas ações previstas e estabelece alguns compromissos individuais e coletivos. 

5. Convênios, Acordos, Termo de Compromisso

Considerando os diagnósticos técnico e participativo, a Itaipu Binacional, a Prefeitura e os demais parceiros assinam os convênios e outros instrumentos em que estão claramente estabelecidas as condições e as contrapartidas das partes, para viabilizar a execução das ações previstas.

Seguem exemplos das ações realizadas nas microbacias: 
  • Conservação de solo
  • Plantio de mata ciliar
  • Construção de cercas para proteção das matas ciliares e nascentes
  • Recuperação e proteção de nascentes
  • Instalação de abastecedouros comunitários
  • Adequação de estradas
  • Distribuidores de dejetos
  • Construção de cisternas
  • Cascalhamento de estradas
 
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.