Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Gestão Territorial
Tamanho da letra

O Desenvolvimento Territorial e a Segurança Hídrica são temas estratégicos para a Itaipu e, para que as ações sejam eficazes, o conhecimento do território é de importância fundamental.

No caso da Itaipu, o uso e ocupação do território na área de contribuição hídrica do Reservatório refletem diretamente no insumo base do seu negócio, que é a água armazenada com qualidade em seu reservatório.

Assim, o Programa de Gestão da Informação Territorial busca ordenar dados espaciais e alfanuméricos existentes e as que estão em constante processo de aquisição, gerando um banco de dados geográficos conciso sobre a região.

Portanto, o programa consiste em implementar políticas de investigação, monitoramento e de gerenciamento de informações territoriais, mediante a manipulação de dados socioeconômicos, ambientais e geográficos, com o emprego geotecnologias, procurando gerar melhores resultados no âmbito da Desenvolvimento Territorial e Segurança Hídrica.

O acesso às informações territoriais e ambientais pelos diversos atores dos programas e ações desenvolvidas pela Itaipu é questão chave para auxiliá-los nas tomadas de decisão sobre a gestão territorial e na realização de ações  com foco no Desenvolvimento Territorial e Segurança Hídrica.

Para isso a Itaipu fortaleceu suas unidades de TI (tecnologia da informação), tanto na margem direita (Paraguai) como na margem esquerda (Brasil), que passam por uma contínua estruturação, com a contratação de profissionais qualificados e capacitados, aquisição de equipamentos e sistemas de informações geográficas, investimento em pesquisa e desenvolvimento com Instituições parceiras e aliada a uma política de atualização periódica dos dados geográficos.

Essa metodologia de trabalho beneficia todos os programas e projetos da Itaipu e dos municípios da região de atuação, que necessitam de informações territoriais e ambientais de qualidade.

Além da implantação e estruturação da Unidade de Geoprocessamento e da Unidade de Cartografia, o programa permitiu o desenvolvimento de aplicativos para coleta de dados, armazenamento, processamento e disponibilização de informações territoriais e ambientais.

 

Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.