Educação ambiental
Desde a criação do Ecomuseu, em 1987, a Educação Ambiental é parte inerente do compromisso da Itaipu com a promoção de valores para a sustentabilidade. O Programa atua com base nos Documentos Planetários, como a Carta da Terra e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e, mais recentemente, em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os temas e conteúdos desenvolvidos estão baseados em conceitos e valores para sociedades sustentáveis, segurança hídrica, consumo consciente, gestão de resíduos, conservação da biodiversidade, saúde integrativa, segurança alimentar e desenvolvimento de competências humanas. Cada ação educativa está conectada aos ODS, o que facilita o entendimento desses objetivos na prática.
As ações do programa permeiam diversos setores da sociedade, como gestores públicos das prefeituras municipais, professores, crianças e jovens, segmentos organizados da sociedade civil, agricultores, profissionais liberais, empregados da Itaipu, comunidade do entorno do empreendimento, entre outros. A metodologia está baseada na educação pela experiência e pela participação na tomada de decisões, formando uma rede de pessoas e instituições que colaboram para ampliar os cuidados na gestão hídrica e na conversação da biodiversidade do território.
As principais frentes de atuação são:
Os resultados de mais de 30 anos desse trabalho se refletem no reconhecimento da Educação Ambiental como a conexão entre a busca de um mundo mais sustentável e ações práticas no comprometimento da Itaipu com a segurança hídrica e a sustentabilidade territorial. |
" Programa forma cidadãos dentro da concepção da ética do cuidado e do respeito ao meio ambiente "
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.
|