A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Gestão de resíduos sólidos
Tamanho da letra

O tratamento dos resíduos sólidos é um grande desafio ambiental que necessita de cooperação, responsabilidade compartilhada e compromisso dos diversos setores da sociedade na busca por soluções.

A partir de sua perspectiva sobre a Segurança Hídrica e o Desenvolvimento Regional Sustentável, a Itaipu desenvolve ações na gestão integrada de resíduos sólidos por meio de parcerias com os 55 municípios da sua área de atuação, apoiando as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

A atuação da empresa nesse campo tem como foco o manejo e destinação adequada dos resíduos sólidos, bem como o consumo e produção responsável, reduzindo substancialmente a geração de resíduos. E preconiza o equilíbrio econômico, social e ambiental por meio da estruturação da cadeia de reciclagem, que engloba a geração, coleta seletiva, processamento, comercialização e industrialização dos materiais recicláveis.

Dentre as ações desenvolvidas, destaca-se:

  • Apoio na organização dos coletivos de catadores em associações e cooperativas;
  • Unidades de Valorização de Recicláveis – UVRs (construção/reforma/equipamentos);
  • Apoio técnico e elaboração de diagnósticos contábeis, de logística e de engenharia, planos de viabilidade e gestão participativa;
  • Criação da Plataforma de Indicadores de Coleta Seletiva (Reciclômetro);
  • Promoção de cursos, palestras e encontros sobre resíduos sólidos e redes solidárias;
  • Assessoramento nos Programas Municipais de Coleta Seletiva; e
  • Articulação para a contratação das associações e cooperativas pelas prefeituras para prestação de serviços ambientais.

O programa atende ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12: Consumo e Produção Responsáveis. Especialmente à Meta 12.5: “Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.”

 

Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.