Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Compras Sustentáveis
Tamanho da letra

A sustentabilidade é hoje um tema recorrente no planejamento estratégico e no dia a dia das organizações. Diversas empresas privadas e instituições públicas já o consideram inclusive nas aquisições e cadeias de suprimento, por meio do conceito de Compra Sustentável, em que são adotados critérios ambientais, sociais e econômicos.

A adoção desses critérios começa com a análise detalhada dos objetos a serem adquiridos, especialmente em relação a seu potencial crítico – isto é, se sua produção envolve uso intenso de recursos naturais, se seu potencial poluidor é mais elevado ou se há relação direta com a saúde humana, por exemplo. Quanto mais significativos esses fatores, maior deve ser a preocupação em se adotar o processo de compra sustentável.

A avaliação do ciclo de vida do produto (desde a sua produção até o descarte), o custo total de posse e a legislação aplicável também devem ser considerados para a definição dos requisitos de sustentabilidade, que poderão ser incluídos nas especificações do produto, na seleção ou habilitação dos fornecedores e nos contratos.

Com essa prática, uma organização contribui para melhorar a eficiência dos contratos e, ao mesmo tempo, utiliza seu poder de compra para gerar maiores benefícios ambientais, econômicos e sociais, local e globalmente.

A Itaipu Binacional, que adotou uma política de responsabilidade socioambiental corporativa expressa em sua missão empresarial e visão de futuro, vem ocupando uma posição de vanguarda, inclusive em fóruns internacionais, nas discussões sobre sustentabilidade.

A Norma Geral de Licitação (NGL) da Itaipu prevê, em seu artigo 5º, que a empresa poderá incorporar critérios de sustentabilidade em seus processos de aquisição. A partir disso, a empresa criou o Programa Compras Sustentáveis e hoje, com base em uma matriz classificatória, todos os bens e serviços, antes de serem adquiridos, são avaliados sob os aspectos e impactos relacionados à sustentabilidade.

Se sua empresa produz de acordo com boas práticas sociais e ambientais, entre em contato com a Itaipu através do email comprassustentaveis@itaipu.gov.br.