Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Auscultação
Tamanho da letra

A auscultação é o conjunto de formas de observação do comportamento da barragem e fundações, para controlar suas condições de segurança, comprovar a validade das hipóteses e dos métodos de cálculos utilizados no projeto e verificar a necessidade de medidas corretivas.

Este trabalho considera os dados fornecidos pela instrumentação e as inspeções visuais efetuadas pelas equipes de segurança de barragem.

O projeto de auscultação da represa de Itaipu busca a garantia da segurança da barragem; com economia, facilidade de instalação e manutenção da instrumentação. Os blocos mais instrumentados, denominados blocos chave, foram selecionados levando em conta altura, posição, tipo, representatividade de um trecho e fundação.

No projeto original da Itaipu foi adotado o critério da leitura periférica da instrumentação, em vez da leitura centralizada e automática, pois a leitura periférica obriga os técnicos a visitar rotineiramente toda a barragem, assegurando assim a observação das estruturas e fundações e dos próprios instrumentos.

Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.