Circuito Especial
Tamanho da letra

O que inclui?

Permite a visita ao interior da barragem. Dispõe de atendimento diferenciado, com monitores bilíngües, utilização de sala especial para a exibição de um filme sobre Itaipu e ônibus especial com água a bordo e roteiro para acompanhamento. Com duração aproximada de 2 horas e 30 minutos. O roteiro tem sete etapas (em todas elas é permitido fotografar e filmar):

1ª parada – Estação Mirante Central e Painel do Poty

O visitante tem a visão panorâmica da barragem e do vertedouro. E conhece um painel em azulejos que retrata cenas marcantes da época da construção de Itaipu, composto pelo artista paranaense Poty Lazzarotto.

2ª parada – Estação Barragem de Concreto

No alto da barragem onde estão localizadas as comportas de captação de água para as unidades geradoras, tem-se uma visão privilegiada do reservatório da usina e do Rio Paraná, que segue seu curso.

3ª parada – Estação Catedral

Já no interior da barragem, o visitante descobre a arquitetura côncava, similar a de uma catedral. Passa, ainda, ao lado de condutos (enormes “tubos” brancos) por onde escoam até 700 mil litros de água por segundo, ou metade da vazão das Cataratas do Iguaçu em cada um deles. E conhece o antigo leito do Rio Paraná.

4ª parada – Estação Edifício da Produção

Neste edifício estão os equipamentos que mantêm a usina em operação, inclusive as unidades geradoras. Os visitantes têm a oportunidade de observar o eixo de uma turbina em atividade.

5ª parada – Estação Sala de Comando Central

Aos olhos do visitante, técnicos controlam a operação da usina por meio de computadores e painéis eletrônicos. Uma faixa amarela no chão da sala representa a fronteira entre Brasil e Paraguai. A divisão é apenas simbólica, já que a usina pertence aos dois países.
 
6ª parada – Estação Canal de Fuga

Deste ponto, observa-se a água que passou pelas turbinas retornar ao Rio Paraná, seguindo seu curso natural.

7ª parada – Estação Galeria

Trabalhadores que andam de bicicleta ou carrinhos elétricos dão a dimensão dessa galeria, que possui 1 km de extensão. Pode-se visualizar as tampas das 20 unidades geradoras.

Quando e quanto?

Para horário e preços, favor consultar nosso site www.turismoitaipu.com.br.

Tem dúvida?

0800 645-4645 / fax (45) 3520-6398 / reservas@turismoitaipu.com.br

Observação:

A idade mínima para esse passeio é de 14 anos. Não é permitido o uso de chinelos, sapatos de salto alto, e shorts ou minissaias durante a visita. Sandálias são permitidas apenas se bem fixadas aos calcanhares, sem saltos e com sola de borracha. O visitante que não se enquadrar nesses critérios não poderá fazer a visita.

Avaliação dos visitantes
Circuito Especial
Pontuação: 4.2 (85 votos )
Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.