A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Barragem
Tamanho da letra

O que é?

Estrutura de concreto construída para reter o curso do Rio Paraná e formar o reservatório da usina. É o ponto onde estão instaladas as unidades geradoras de energia elétrica.

O que fazer?

Conhecer o interior da usina. A visão panorâmica, do mirante central, é fascinante. Todavia, o gigantismo da Itaipu é ainda mais perceptível quando se percorre a barragem. Caminhar pelo alto do paredão de concreto rende uma vista privilegiada do reservatório. Dentro dele, as atrações são a arquitetura, que lembra a de uma catedral por causa do formato côncavo, e o antigo leito do Rio Paraná. No Edifício de Produção, o visitante tem a oportunidade de conhecer a sala de comando central, que controla a operação de turbinas e geradores, e a enorme galeria de onde se pode a tampa das unidades geradoras. O giro pela barragem ainda permite a observação do canal de fuga, por onde a água que movimentou as turbinas retorna ao Rio Paraná, seguindo seu curso natural.

Informações úteis:

A visão panorâmica, a partir do mirante central, é possível com a Visita Panorâmica. Para conhecer o interior da usina, é necessário percorrer o Circuito Especial, que inclui também uma passagem pelo mirante central. Dentro da barragem não é permitido o uso de chinelos, sandálias e shorts durante a visita. Para ter acesso às instalações internas da Itaipu, a idade mínima é de 14 anos.