A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Tamanho da letra

A Itaipu é parceira do governo federal na implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, a Unila.

A instituição, criada em 2007 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será instalada em uma área de 40 hectares doada pela Itaipu em Foz do Iguaçu, na região da fronteira trinacional de Brasil, Argentina e Paraguai, no coração da América do Sul.

O início das atividades da Unila, que será bilíngüe e deverá atender a 10 mil estudantes em cursos de graduação e pós-graduação, está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2009.

As vagas serão divididas entre alunos brasileiros e dos demais países da América Latina. O corpo docente também será formado por professores brasileiros e estrangeiros, de modo a favorecer o surgimento de um ambiente de integração.

A Unila pretende contribuir para afirmação da identidade latino-americana, para o resgate da história dos nossos povos e para o desenvolvimento sustentável de toda América Latina.

A universidade será um espaço institucional de encontro entre os povos latino-americanos, dedicando-se à geração de conhecimento vinculado à realidade dos países da região.

Contribuirá, portanto, para uma reflexão sobre os problemas e desafios da América Latina.

Inicialmente, a Unila funcionará nas instalações do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que está sendo reformado.

Quando o projeto estiver plenamente implantado, a Unila terá sede própria, um orçamento anual de R$ 136 milhões e um quadro de 500 docentes.

Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.