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Telecentros
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O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai), mantém uma rede de Telecentros espalhados pelo Brasil que se tornou referência em inclusão digital e social de comunidades carentes e micro e pequenos empresários.

Os Telecentros oferecem não só o acesso à internet, mas também a capacitação para que estes agentes possam utilizar a informática como meio de profissionalização e acesso ao conhecimento.

A tecnologia utilizada nos Telecentros mantidos pelo PTI/Itai é também usada nos telecentros de informação e negócio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.

Por meio de uma parceria com o Ministério, o sistema de gestão dos telecentros de informações, negócios e cidadania desenvolvido pelo Itai está em fase de testes em 14 Estados brasileiros.

O sistema de gestão vai padronizar o gerenciamento dos telecentros, tanto do Ministério como do PTI, e facilitar a coleta e disseminação dos indicadores do Programa de Inclusão Digital.

Além do sistema de gestão, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior também aderiu à tecnologia software livre de servidores do PTI, que permite, com apenas um equipamento, conectar várias estações de trabalho antes obsoletas para o uso.

O sistema já foi instalado em parte dos telecentros mantidos pelo Ministério. No total, a rede do governo brasileiro conta cerca de 3 mil telecentros implantados e em fase de implantação.

Por meio de uma parceria com o Sebrae-Paraná, foram formulados produtos para a inclusão digital de empresários, entre os quais destaca-se o Sistema de Gestão Empresarial, desenvolvido em software livre, com o objetivo de automatizar a gestão das microempresas e empresas de pequeno porte.

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