A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Plano de Atualização Tecnológica (PAT)
Tamanho da letra

Para assegurar a continuidade das operações com alto grau de confiabilidade, a Itaipu trabalha na elaboração de um Plano de Atualização Tecnológica (PAT) que vai dar início a um processo de modernização das instalações existentes.

Para o biênio 2007/2008, estão previstos a conclusão da análise do estado dos equipamentos da usina (Condition Assesment); a conclusão da definição de modernização, extensão de vida útil e priorização; a conclusão do PAT; e o início da contratação dos equipamentos e serviços.

No espaço de dez anos, o objetivo é delinear os seguintes aspectos: o que atualizar; quando atualizar; e quanto custará.

O primeiro passo no processo de modernização da Itaipu foi a instalação do Supervisory Control and Data Aquisition (Scada), que começou a operar em dezembro de 2003.

A principal função do sistema é fornecer dados em tempo real para uma inspeção completa da usina, além de proporcionar o controle da geração de energia. Os dados são fornecidos por 25 mil pontos de medição em toda a hidrelétrica.

O principal desafio na implantação do sistema está no fato de que a usina não pode parar. Ao todo, a empresa investiu US$ 7,5 milhões, o que incluiu, além da aquisição do equipamento, o treinamento de seis engenheiros nos Estados Unidos por um ano.

Conteúdo Relacionado
Não existem arquivos disponíveis.