Saúde e segurança no trabalho
[G4-DMA]

O tema segurança e saúde do trabalhador é um dos principais pilares da educação corporativa da Itaipu. Dessa maneira, a entidade busca promover uma cultura de segurança e saúde dentro do ambiente laboral, por meio de ações educativas, de reflexão e consciência sobre o cuidado com a vida, comitês, comissões e programas.

Dentre essas ações pode-se destacar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), quando foram realizadas palestras, oficinas, cursos com temas relacionados à segurança e à qualidade de vida e simulados de abandono. O tema escolhido para ser abordado em 2015 foi “Trânsito”, mediante análise estatística de acidentes de trabalho em Itaipu que identificou que no ano anterior 33% das ocorrências estavam relacionadas ao trânsito.

Durante o ano foram também promovidos cursos de segurança do trabalho entre empregados e terceirizados, além da elaboração de informes de segurança com recomendações para eliminar condições ou atos inseguros que possam ocasionar acidentes, realização de inspeções em diferentes sedes da Itaipu, veículos e extintores de incêndio e distribuição de equipamentos de proteção individual a empregados, aprendizes e visitantes, de forma a reduzir e minimizar os efeitos à exposição de riscos laborais.

Foram realizadas duas importantes ações estruturantes para a área de Segurança do Trabalho: a padronização dos treinamentos para empregados brasileiros e paraguaios relacionados a trabalho em altura (NR- 35), espaços confinados (NR-33) e serviços com eletricidade (NR-10); e a remodelagem do processo de comunicação e registro de acidente de trabalho utilizando a metodologia Kaizen, resultando em redução expressiva do tempo de realização destes registros.

Programas de saúde

Na Itaipu, os problemas auditivos constituem um dos principais riscos ocupacionais, por isso a empresa mantém o Programa de Conservação Auditiva que atua preventivamente e realiza periodicamente exames de audiometria. Há também o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e o Programa Reviver, que atuam na prevenção e tratamento de doenças e promoção da qualidade de vida por meio de atividades físicas e educativas. Em Foz do Iguaçu e Curitiba, 76% e 68% dos empregados, respectivamente, participaram de pelo menos uma ação realizada pelo Reviver em 2015.

Treinamentos em saúde e segurança

O Seminário Integração é um evento dirigido aos empregados próprios e a empregados de empresas prestadoras de serviço terceirizados que atuam na binacional por um período superior a seis meses de contrato, executando serviços técnicos de manutenção (ligados direta ou indiretamente à geração de energia), técnicos de suporte (não ligados à geração de energia, como agentes de segurança, pintura, reforma predial, construção predial), suporte e apoio (limpeza, estivagem, jardinagem, restaurantes), entre outros.

No seminário são realizadas palestras sobre meio ambiente, saúde e qualidade de vida, segurança do trabalho e segurança empresarial, com o objetivo de expor ao trabalhador as regras e cultura empresarial, bem como minimizar riscos a sua saúde e integridade física no exercício do trabalho. Em 2015 foi possível ampliar a participação, graças à sensibilização junto às áreas gestoras dos contratos.

100%
dos colaboradores estão representados em comitês que se reúnem periodicamente para analisar, monitorar e implantar medidas que reduzam os riscos e os impactos. [G4-LA5]
Comitês e comissões [G4-LA5]
  • Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa): composta por brasileiros e paraguaios, divididos em grupos de trabalho, atua na prevenção de doenças e acidentes de trabalho.
  • Grupo de Trabalho Permanente sobre Segurança em Energia Elétrica: criado para implantar a Norma Regulamentadora sobre Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade (NR-10) na empresa.
  • Comissão Binacional de Periculosidade por Risco Elétrico: atua para assegurar que os empregados que realizam atividades de risco ou em área de risco tenham seus direitos garantidos.
  • Comitê do Programa de Conservação Auditiva: acompanha cerca de 400 empregados que atuam em áreas com maior incidência de ruído, estabelece políticas e ações coordenadas para prevenir perdas auditivas.
  • Comissão do Plano de Ação de Emergência: identifica problemas, propõe melhorias, estabelece procedimentos em casos de contingências, além de promover simulados e treinamentos para a brigada de emergência.