Forma de gestão
[G4-DMA; G4-EC8; G4-SO1]

O compromisso da Itaipu enquanto agente indutor do desenvolvimento sustentável está presente em instrumento diplomático celebrado entre Brasil e Paraguai, antes mesmo de a empresa ser construída, bem como no Plano empresarial e na política de sustentabilidade. Na elaboração e execução dos programas e projetos, a empresa considera como referência diversos documentos nacionais e internacionais, tais como a Carta da Terra, Princípios do Pacto Global, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre outros.

A atuação da empresa, tanto em Foz do Iguaçu, onde a usina está instalada, quanto na área de influência, contempla programas sociais e ambientais nas áreas de saúde, educação, cultura, turismo, capacitação profissional e melhorias em infraestrutura que visam o desenvolvimento local e, sempre que possível, buscam cooperar regionalmente com políticas públicas federais. Várias dessas iniciativas envolvem o engajamento de partes interessadas.

Além disso, há programas específicos para avaliação e monitoramento de impactos: [+] Programa de Monitoramento e Avaliação Ambiental e [+] Segurança de barragens. A usina também atua como articuladora junto a outras instituições, visando atrair investimentos públicos e privados para empreendimentos na região. Os principais resultados dos programas socioambientais em 2015 são apresentados em [+] Programas e projetos sociais desenvolvidos ou apoiados pela Itaipu e [+] Programas e projetos ambientais desenvolvidos ou apoiados pela Itaipu.

A Itaipu mantém duas fundações que contribuem diretamente para o desenvolvimento e para a qualidade de vida na região de influência. A Fundação de Saúde Itaiguapy administra o [+] Hospital Ministro Costa Cavalcanti (construído pela empresa para atender aos operários brasileiros que trabalhavam nas obras), beneficiando usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de nove municípios e uma população de cerca de 400 mil habitantes. Já a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), o principal polo educacional e de inovação regional, conta com três universidades instaladas em seu espaço e abriga diversos laboratórios e uma incubadora de empresas.