Forma de gestão
[G4-DMA]

Empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público de distribuição, geração ou transmissão de energia elétrica no Brasil são obrigadas por lei a aplicar, anualmente, um percentual mínimo de sua receita operacional líquida no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, conforme regulamentos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Itaipu não está sujeita a essa legislação devido à sua [+] natureza jurídica singular. No entanto, ciente da importância de tratar estrategicamente as ações voltadas para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I), a usina tem esse compromisso explicitado em sua Política e Diretrizes Fundamentais, Objetivos Estratégicos e Política Binacional de Sustentabilidade.

Entre as áreas de interesse da empresa em P&D+I estão: produção de energia, segurança de barragem, modernização da usina, meio ambiente, tecnologia de informação, tecnologia social, fontes de energia renovável e mobilidade elétrica sustentável.

Algumas iniciativas são orientadas pela Universidade Corporativa Itaipu (UCI) e geridas pelas áreas da usina interessadas. Outras são realizadas por meio de convênios firmados com instituições parceiras, sendo a principal a [+] Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), instituição criada em 2006 e mantida pela binacional.

A parceria com o FPTI tem sido e continuará a ser fundamental para que Itaipu chegue à próxima década como a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo. Para contribuir nesse processo, técnicos e pesquisadores do parque tecnológico estarão envolvidos em projetos estruturantes como a modernização tecnológica da usina, para no futuro haver maior protagonismo do FPTI nesse tipo de trabalho. Além disso, já estão em andamento trabalhos para fortalecer a cultura de patentes e a criação de indicadores que auxiliem na compreensão dos resultados obtidos na geração de negócios inovadores.

Nos últimos três anos foi registrado aumento no número de laboratórios de pesquisa instalados e em operação; crescimento de demandas provenientes da Itaipu que resultaram no desenvolvimento de produtos já implantados na usina; e aumento significativo nas linhas de pesquisa que tiveram como resultados teses, dissertações, monografias e produtos de interesse da empresa.

Um exemplo de resultados em iniciativas de caráter científico foi a formatura da primeira turma do doutorado Interinstitucional em Métodos Numéricos em Engenharia, instalado no FPTI a partir de uma parceria entre a usina, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Das 22 teses defendidas, 21 são pesquisas inéditas voltadas à Itaipu, principalmente sobre segurança de barragem, além dos diversos artigos científicos publicados sobre o tema (40 publicações somente em 2015). Essas pesquisas agora terão continuidade dentro do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb).

Ainda em 2015, a Itaipu firmou uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para contribuir na promoção de pesquisas para desenvolvimento do setor energético, que poderão beneficiar a própria binacional e outras empresas do setor. O acordo, com duração mínima de cinco anos, garante à Itaipu acesso aos estudos, publicações, previsões e análises do mercado de energia e seus indicativos, produzidos pelo Centro de Estudos de Energia da instituição, para uso nos processos decisórios da empresa. Enquanto mantenedora, a binacional também poderá recomendar temas para estudos e pesquisas a serem desenvolvidas por equipes compostas por doutores, mestres e especialistas.