Forma de gestão
[G4-DMA]

O respeito ao ser humano e o reconhecimento dos resultados do trabalho dos empregados são diretrizes fundamentais na Itaipu. E, como a empresa pretende atingir o melhor desempenho operativo do mundo até o ano 2020, a gestão eficiente das pessoas, suas competências e experiências é uma das prioridades da organização, formalizada na Política de Sustentabilidade e em três Objetivos Estratégicos (são eles: “Desenvolver nas pessoas os conhecimentos e habilidades essenciais para a execução da estratégia corporativa”; “Fomentar uma cultura organizacional com foco na eficiência dos processos e nos resultados”; e “Manter o capital humano com alto nível de motivação, comprometimento e desempenho”).

Embora o Tratado não estabeleça métodos de seleção para admissão de empregados, desde 2005 a empresa realiza processos seletivos para universalizar o ingresso na empresa. Foram 10.395 candidatos para o preenchimento de 21 vagas no processo realizado em 2015. Os recém-contratados participam do Programa de Integração ao Novo Empregado (Pine). Desde que foi organizada a primeira edição, em 2006, mais da metade do atual quadro brasileiro (803 empregados) passou pelo programa.

A maior parte dos cargos gerenciais são ocupados por empregados de carreira, e os conselheiros e diretores são nomeados pelo Governo Federal. O Tratado permite a cessão e a requisição de empregados e servidores públicos de outros órgãos públicos.

Os contratos de trabalho são regidos por protocolo internacional, celebrado pelos governos dos dois países, e obedecem à legislação nacional vigente e disposições negociadas junto às entidades sindicais.

Em 2015 os empregados foram convocados a participar efetivamente da revisão tática e operacional do Plano Empresarial, para contribuir diretamente no aprimoramento da gestão. Os grupos de trabalho analisaram o cenário atual e ajudaram a definir as iniciativas necessárias à viabilização do cenário desejado para 2020.

Outra forma de valorizar as boas ideias dos empregados e fomentar o desenvolvimento de um ambiente organizacional inovador e criativo é o Prêmio Eureka!. A iniciativa surgiu em 2010, na área de Segurança Empresarial, foi expandida para a Diretoria Administrativa e, em 2015, os diretores aprovaram a edição binacional, permitindo a participação de empregados (exceto aqueles que exercem cargos gerenciais) de mais três diretorias: Geral, Jurídica e Coordenação. Em cinco edições foram apresentadas 119 propostas, e as vencedoras foram implementadas. A premiação será estendida para todas as diretorias até 2017.

A missão da área de RH é “promover a evolução profissional e o bem-estar das pessoas para a realização da estratégia de Itaipu e sua visão de futuro”. A principal forma de acompanhar o desempenho é por meio do índice de favorabilidade geral da pesquisa de clima organizacional, realizada a cada dois anos. A edição prevista para 2015 tinha como meta atingir 76% de favorabilidade, mas não foi realizada. A última pesquisa ocorreu em 2013 e identificou que 74,9% dos respondentes estavam satisfeitos, superando a meta estabelecida em 74%. A meta para 2016 é atingir 78% de favorabilidade.

100%
dos empregados (exceto diretores e conselheiros) estão cobertos pelo Acordo Coletivo do Trabalho (ACT) assinado entre a Itaipu e quatro sindicados. A Itaipu informa aos sindicatos de todos os seus atos oficiais referentes ao pessoal da entidade.
[G4-11]
  • Nas cláusulas 57 e 73 do ACT vigente está previsto que mudanças significativas ou decisões importantes (como aquelas que se referem a planos de cargos e remuneração) devem ser comunicadas com no mínimo quatro semanas de antecedência. E, apesar de não haver prazo mínimo para a implementação das decisões, dependendo da natureza e do impacto, o prazo é um dos quesitos obrigatoriamente incluídos na lista de providências a serem tomadas. [G4-LA4]
  • Durante a vigência do Acordo são realizadas reuniões periódicas com os sindicatos, para discussão do acompanhamento do ACT, conforme a cláusula 29. Os empregados que atuam como representantes são liberados de suas atividades laborais para o exercício de suas funções sindicais. Em 2015 foram realizadas quatro reuniões para esclarecimentos e negociações. [G4-DMA]

Benefícios concedidos [G4-LA2]

Os benefícios estão disponíveis a todos os empregados (período integral e meio período), independentemente do do tipo de contrato, inclusive a diretores e empregados requisitados de outros órgãos federais. O rol de benefícios está estipulado em Acordo Coletivo de Trabalho e qualquer alteração é discutida com os sindicatos, seja na data-base ou em reuniões periódicas no decorrer do ano.

São eles: seguro de vida; plano de saúde; fundo de pensão; auxílio alimentação; auxílio educação; auxílio creche; auxílio enfermidade; assistência odontológica; auxílio funeral; licença-maternidade (prorrogação); licença paternidade (prorrogação); licença amamentação; salário família; liberação para exame final; e reembolso de transporte escolar para filhos PCD.