Energias renováveis e mobilidade sustentável

As pesquisas em energias renováveis conduzidas pela Itaipu têm como objetivo a mitigação de mudanças climáticas globais, por meio da utilização de energias renováveis, ciência energética, mobilidade sustentável, construções sustentáveis e redução do uso de combustíveis fósseis, como forma de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE), em consonância com os esforços mundiais.

A Itaipu elegeu o biogás (gás natural derivado da transformação de resíduos da produção agropecuária) como um dos seus projetos prioritários para 2015, em função do impacto positivo que este recurso oferece à economia regional, além de promover o saneamento ambiental e a sustentabilidade da produção, que está em franca expansão. Doze unidades de demonstração na região Oeste do Paraná estão em funcionamento para comprovar a viabilidade técnica e econômica do biogás.

Biogás, a energia que vem do campo
A transformação de dejetos de animais em biogás, para geração de energia elétrica, térmica e biometano, é uma realidade no Oeste do Paraná, onde projetos apoiados pela Itaipu e pelo Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás) ajudam proprietários rurais a ter energia e renda extra. O meio ambiente também agradece.

Outro foco de atuação foi a mobilidade a biometano: em 2015, 43 veículos (17%) da frota da empresa foi convertida para o uso do gás biometano. Em conjunto com o projeto Veículo Elétrico, cerca de 35% dos veículos da organização são sustentáveis. Dessa forma, a Itaipu conseguiu cumprir a meta de redução do consumo de combustíveis fósseis em 3%, assumida junto à Eletrobras em 2012. A emissão evitada em 2015 foi de 25,76 toneladas de CO2 com a utilização de veículos elétricos em substituição aos convencionais.

Já o Programa de Mobilidade Elétrica Sustentável, desenvolvido pela Itaipu com diversos parceiros nacionais e internacionais, teve como principal avanço a realização do voo inaugural do primeiro avião elétrico tripulado da América Latina.

A experiência da Itaipu com a geração de energia a partir do biogás foi apresentada no Fórum de Energia da ONU realizado em junho, na cidade de Viena, Áustria, e em dezembro, durante a Conferência do Clima da ONU - COP 21, realizada na cidade de Paris, junto com o Programa Veículo Elétrico.

Veículos movidos a biometano tornam frota de Itaipu ainda mais verde
Até 2016, metade da frota da margem brasileira da usina de Itaipu deve ser composta somente por veículos sustentáveis. Além dos veículos elétricos, fazem parte deste time de carros verdes os veículos movidos a biometano, o gás natural derivado de dejetos da produção agropecuária. A ibTV pegou carona em um destes carros para mostrar como ele funciona, desde a produção do gás nos biodigestores até o chegar ao posto de abastecimento.