Diversidade e igualdade de oportunidades
[G4-DMA]

A contratação de empregado por meio de processo seletivo público é uma forma de universalizar o acesso à empresa. A Itaipu inclui reserva de vagas para candidatos com deficiência (PCD) e no processo realizado em 2015, pela primeira vez foram destinadas vagas para pessoas negras. Das 10.395 inscrições recebidas, 963 foram de pessoas negras/pardas e 97 de PCD. De acordo com o edital, as duas primeiras vagas e a quarta são destinadas aos primeiros colocados da ampla concorrência, a terceira é para o primeiro classificado entre as PCD, e a quinta para pessoas negras ou pardas.

Embora o quadro seja formado majoritariamente por homens, a Itaipu não possui restrições para a contratação de mulheres em nenhum cargo.

As mulheres representam 19% do quadro, ocupam 22% dos cargos gerenciais e possuem maior índice de nível superior (65% das mulheres contra 45% dos homens).

Para incentivar a equidade de gênero na empresa, a Itaipu conta desde 2003 com um comitê e um programa sobre o tema. Em 2011 foi instituída uma [+] política binacional com sete diretrizes sobre o tema, a qual se aplica também às fundações mantidas pela entidade.

Entre os avanços obtidos em 12 anos estão: dispensa das mulheres, sem prejuízo da remuneração, para acompanhar filhos em casos de exames e internamentos; dispensa para as comemorações de dia das mães e pais; contratação de mulher como médica do trabalho; condições especiais para as gestantes; implantação do horário móvel para facilitar que pais e mães possam levar e buscar os filhos na escola; inclusão de companheiros (as) em união estável, inclusive homoafetivos, como dependentes dos benefícios concedidos pela empresa; e ampliação do percentual feminino nos níveis gerenciais, que duplicou desde 2003.

Pelo quinto ano consecutivo, a Itaipu recebeu o Selo de Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), da Presidência da República. O selo reconhece o comprometimento das empresas com as questões de empoderamento da mulher e de igualdade racial. Itaipu foi contemplada em todas as cinco edições do prêmio, concedido a cada dois anos.

Outro comitê que tem contribuído para o respeito aos direitos humanos é o Comitê para Pessoas com Deficiência. O número de empregados com deficiência cresceu 26% nos últimos cinco anos – a maioria possui deficiência física e duas têm deficiência auditiva. No último processo seletivo, 26 PCD foram classificados e poderão ingressar no quadro da empresa.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
A semana que passou foi marcada pela passagem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12). A ibtv mostra um pouco dos desafios enfrentados por essas pessoas no dia a dia.

Equidade de gênero na sociedade

O Programa de Incentivo à Equidade de Gênero também contribui com o reconhecimento dos direitos humanos e de cidadania das mulheres com ações que visam o público externo, atuando como instrumento de articulação e de apoio a iniciativas nacionais e internacionais. Em 2015, os destaques foram a participação em eventos e iniciativas de combate à violência contra a mulher; o projeto “Mulher e Tecnologia”, que estimula a participação feminina em áreas ainda consideradas predominantemente masculinas; e a realização do Fórum de Desenvolvimento Local na Perspectiva das Mulheres do Oeste do Paraná. A Itaipu foi a primeira empresa brasileira a aderir à campanha "He For She" (“Eles por elas”), da ONU Mulheres, e realizou o lançamento da iniciativa no Brasil e Paraguai na sede da empresa.

Prêmio WEPs Brasil 2016 - Empresas empoderando mulheres

A segunda edição da premiação, realizada pela Itaipu, ONU Mulheres, Pacto Global, Rede Brasileira e portal Tempo de Mulher, foi lançada no segundo semestre. O objetivo é estimular as empresas brasileiras a adotarem uma cultura de equidade de gênero, tomando como base os Princípios de Empoderamento das Mulheres - WEPs (sigla em inglês para Women's Empowerment Principles) lançados mundialmente pelo Pacto Global da ONU e ONU Mulheres em 2010. Ao todo, 137 empresas se inscreveram e o anúncio das vencedoras ocorreu em março de 2016. A primeira edição do prêmio, realizada em 2014, reuniu 186 companhias.