Carta do Diretor-Geral Brasileiro
[G4-1; G4-2]

Em 2015, a Itaipu Binacional completou 41 anos no auge da produtividade e eficiência, sempre promovendo a sustentabilidade da empresa e o desenvolvimento sustentável. Produzimos 89,2 milhões de megawatts-hora (MWh) — 1,6% a mais que no ano anterior — e assumimos a liderança mundial em produção anual de energia. Nos primeiros meses de 2016, registramos sucessivos recordes de produção, com grande chance de ultrapassar a marca de 100 milhões de MWh/ano, inédita no mundo.

Durante o verão de 2015, quando o Brasil enfrentou uma das maiores crises hídricas de sua história, a usina foi fundamental para atender a demanda de energia elétrica nacional. Atingimos o índice de produtividade (ou eficiência) de 96,49%, ou seja, 96,49% da água turbinável foi transformada efetivamente em energia elétrica, contribuindo para o Brasil manter sua matriz energética como uma das menos intensivas em carbono no mundo.

Somos uma empresa vinculada a dois Governos Nacionais, e seguimos padrões de governança e de gestão dos aspectos sociais, econômicos e ambientais internos e de seu entorno comumente encontrados na iniciativa privada. Dentre nossos 14 Objetivos Estratégicos, seis explicitam nosso compromisso com temas da sustentabilidade.

Sabemos que a sociedade brasileira e internacional estão cada vez mais atentas aos riscos associados à governança, ética e corrupção nas empresas. Vimos trabalhando na formalização de um programa binacional de integridade/conformidade que, no médio prazo, fará a gestão integrada de riscos e de compliance (anticorrupção). O programa se somará aos mecanismos de controle já existentes, como a adesão aos preceitos da Lei Sarbanes-Oxley (SOX).

A Itaipu também tem sido um indutor de mudanças e desenvolvimento na região desde a sua construção. Nossas iniciativas, direta e indiretamente, contribuem para o alcance de 16 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o que nos proporciona reconhecimento internacional.

O nosso maior programa social e ambiental, "Cultivando Água Boa", foi eleito a melhor prática em gestão de recursos hídricos do mundo e ganhou o Prêmio Água para Vida, concedido pela ONU.

O Complexo Turístico Itaipu foi o único vencedor do Brasil na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação da 12ª edição do Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo. A premiação, concedida pela Organização Mundial do Turismo, ligada à ONU, é a mais importante do planeta no setor. E fomos a terceira empresa no país a obter a Certificação Life, que atesta a eficiência do sistema de gestão ambiental e as ações para a conservação da biodiversidade.

O incentivo à equidade de gênero interna e externamente aos nossos muros já é histórico. Fomos a primeira empresa brasileira a aderir à campanha "He For She" (“Eles por elas”), da ONU Mulheres, e realizamos o lançamento da campanha global no Brasil e Paraguai em nossa sede, em 2015. Também lançamos a segunda edição do Prêmio WEPs Brasil 2016, que se baseia nos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês para Women's Empowerment Principles), criados pelo Pacto Global da ONU e ONU Mulheres. Ao todo, 137 empresas de todo o país se inscreveram e o anúncio das vencedoras ocorreu em março de 2016.

Buscando viabilizar o alcance da visão, desburocratizar a empresa e torná-la mais transparente, eficiente e sustentável, em 2015 foi realizada a revisão dos Planos Tático e Operacional da Itaipu. Esse processo contou com a participação expressiva de empregados de todas as áreas e resultou na definição de projetos a serem implementados no curto, médio e longo prazo, abrangendo temas como Desenvolvimento Social, Turismo, Energias Renováveis e Infraestrutura. Um exemplo é o projeto que tem transformado a frota da organização mais sustentável, a partir do uso de veículos movidos a eletricidade e/ou a gás biometano. Somente a substituição dos automóveis convencionais por elétricos evitou a emissão de 25,76 toneladas de CO2 na atmosfera em 2015.

A experiência com a geração de energia a partir do biogás foi apresentada no Fórum de Energia da ONU, em Viena, e na Conferência do Clima da ONU - COP 21, em Paris, bem como o Programa Veículo Elétrico, ressaltando o alinhamento de nossa estratégia com os desafios globais relacionados ao clima.

Ainda em 2015, enfrentamos a mais longa paralisação de empregados brasileiros da história da empresa, com duração de 43 dias. O movimento, no entanto, não afetou a produção de energia, assim como a manutenção da usina. Evidenciou-se o compromisso e a responsabilidade pela geração de energia, com segurança e proteção ao patrimônio binacional.

Estes são alguns dos destaques do que aconteceu no último exercício e que estão descritos em maior detalhe nas próximas páginas deste Relatório. Ótima leitura!