A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Energia
Vertimento da usina de Itaipu será esporádico a partir desta terça
Tamanho da letra
29/05/2017
A partir desta terça-feira, 30, a abertura do vertedouro será esporádica e não mais ininterrupta como ocorre há oito dias. A previsão inicial era que o vertimento constante permaneceria até domingo, 28, mas, em função das chuvas registradas na área de influência do reservatório do Lago de Itaipu, no Rio Paraná, o espetáculo ganhou um dia a mais nesta segunda-feira, 29.
 
Pelo vertedouro, passavam, nesta tarde, mais de 1.400 metros cúbicos de água por segundo, o equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu, no Rio Iguaçu. Com interrupções previstas em alguns momentos do dia, o vertedouro de Itaipu, que opera hoje na cota 220.40 metros acima do nível do mar, continuará despejando o excedente de água não usado para a geração de energia.  
 
No final de semana, é bem provável que o vertimento voltará, sem cortes, para a alegria dos turistas. Nesta segunda-feira, às 14h, a usina de Itaipu já somava 40.006.985 de megawatts-hora (MWh) de produção desde o início do ano,  uma das maiores gerações acumuladas no período.
 
Essa energia toda seria suficiente para atender o consumo do Brasil, por um mês; e o Paraguai, por dois anos e dez meses. Já o Estado de São Paulo seria atendido por três meses e meio; e o Rio, por quase um ano.  A cidade de São Paulo seria abastecida por um ano e quatro meses; e a cidade do Rio, por dois anos e três meses.