A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Responsabilidade Social
Seminário sobre a saúde do homem reúne em Foz representantes do Brasil, Paraguai e Argentina
Tamanho da letra
30/08/2017

A Itaipu e demais parceiros do Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde promovem, a partir desta quarta-feira (30), no Cineteatro dos Barrageiros, em Foz do Iguaçu (PR), o 2º Seminário Internacional da Saúde do Homem, que tem como tema Paternidade e Cuidado com Enfoque no Pré-Natal do Parceiro.

O evento, que segue até esta quinta-feira (31), foi aberto pelo diretor financeiro executivo de Itaipu, Marcos Vitorio Stamm, e reúne representantes do Brasil, Paraguai e Argentina. São gestores públicos dos três países, professores universitários, técnicos da área da saúde, alunos de cursos de graduação, entre outros.
 
Durante os dois dias, serão realizadas oficinas para discutir a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, e desenvolver estratégias para envolver o parceiro no planejamento reprodutivo do casal – desde a decisão de ter filhos até a participação solidária na gestação, no parto e na educação das crianças.
 
“Eu acho que essa é uma visão realmente ampla da saúde. A saúde não pode estar vinculada a faixa etária, sexo, nacionalidade. Ela abrange todos os seres humanos. E quando você desenvolve os programas e ações na área de saúde, deve olhar o todo e não segregar ou segmentar”, afirmou Marcos Stamm, que também é o coordenador brasileiro do GT Itaipu-Saúde.
 
A mesa de abertura do evento contou com a participação da coordenadora paraguaia do GT, Verônica Duarte Melgarejo; do representante do Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai, Jorge Sosa; da representante do Fundo de População das Nações Unidas, Adriane Salinas; do coordenador do Programa de Saúde Integral da Adolescência do Ministério da Saúde da Argentina, Juan Carlos Escobar; do coordenador da área técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde do Brasil, Francisco Norberto Moreira da Silva – entre outras autoridades.
 
Durante a abertura, foram distribuídos exemplares do Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais da Saúde, elaborado pelo Ministério da Saúde do Brasil. “É importante salientar que estamos trabalhando em sintonia absoluta com as normas do governo federal”, disse o diretor de Itaipu. “O GT Itaipu-Saúde busca naturalmente fazer essa integração junto aos nossos amigos paraguaios e argentinos, com o apoio da ONU.”
 
A representante do Fundo de População das Nações Unidas no Paraguai, Adriane Salinas, disse que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é pioneira no mundo e o seminário em Foz do Iguaçu ajuda a difundir a experiência brasileira entre os vizinhos. “Temos aqui um espaço para compartilhar experiências entre três países que têm situações similares, mas também têm diferenças socioculturais”, avaliou.
 
Após a cerimônia de abertura, o coordenador da área técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde do Brasil, Francisco Norberto Moreira da Silva, fez uma apresentação sobre o panorama da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. O evento segue até quinta-feira (31) com a elaboração de um plano de ação para a implantação da Estratégia do Pré-Natal do Parceiro nos países da Tríplice Fronteira.