Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Segundo Ironman binacional é anunciado para 27 de agosto de 2016
Tamanho da letra
30/08/2015

O segundo Ironman 70.3 binacional da história da competição já tem data marcada. O triatlo Brasil-Paraguai está programado para dia 27 de agosto de 2016 na usina de Itaipu. O evento integra as duas margens da hidrelétrica, Foz do Iguaçu, no lado brasileiro, e Hernandárias, no lado paraguaio.

O anúncio foi feito neste domingo, 30, no Centro de Recepção de Visitante da usina, durante a cerimônia de premiação da prova pelo diretor-geral, Carlos Galvão, e pelo superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, homenageado pela organização como Amigo do Ironman 70.3. 

“É o segundo ano que realizamos provas na Itaipu. Em 2014 o a prova havia sido nacional e já tinha sido aprovada por nós da organização e pelos triatletas. Com esta edição binacional, consolidaremos o Ironman Itaipu como um circuito regional e internacional da competição”, disse Carlos Galvão.

O superintendente de Comunicação Social da Itaipu, que também presidente o Fundo Iguaçu, explicou que embora a maioria das disputas esportivas costume ocorrer aos domingos, na Itaipu ela vai continuar no sábado para que os competidores possam aproveitar mais tempo o Destino Iguaçu.

“Assim como fizemos no ano passado, aplicaremos uma nova avaliação para saber como podemos melhorar a competição”, disse Piolla. Pesquisa do ano passado apontou que 91,3% dos atletas ficaram satisfeitos ou completamente satisfeitos com a cidade e 7,9% se mostraram indiferentes.
 

Amigo do Ironman

O diretor da prova disse que a homenagem ao Piolla com a premiação se deve à colaboração efetiva para que o triatlo acontecesse na cidade, primeiro de forma nacional, e depois binacionalmente. O circuito reuniu mais de mil atletas de 15 nacionalidades. Dessa etapa, 35 conquistaram vagas para o mundial na Austrália.

Os premiados

Dos mil atletas representando 15 países que participaram da etapa de Foz do Iguaçu do Ironman 70.3, 46 levaram troféus em 16 categorias, divididas entre homens e mulheres.

Os três melhores colocados da prova no masculino foram brasileiros. Cid Florência Barbosa, Luis Henrique Ohde e Marcos Vinicius de Faria.

No feminino, o pódio foi dividido por três países. O lugar mais alto ficou com a uruguaia Maria Porri, seguida da brasileira Natália Moraes. A paraguaia Florencia Carrizosa ficou em terceiro.

Mundial

A personal trainer Nicole de Bom, de 31 anos, foi a primeira colocada na categoria entre 30 e 34 anos, fora do pelotão principal. Foram 5h22m5s de competição. Para Nicole, essa foi uma prova de superação. Ela enfrentou problemas com a bicicleta e ficou nove minutos parada, mas depois conseguiu ultrapassar nove mulheres e conquistar o melhor tempo na categoria.

O esforço da atleta garantiu uma vaga para o mundial, que ocorrerá no dia 10 de outubro, em Kona, no Havaí. A disputa é considerada um sonho alcançável para poucos, o Olimpo dos triatletas. Dos mais de 200 mil competidores que disputam as 12 etapas do Ironman ao longo do ano, só 2.187 são classificados.  “A prova no Havaí é a mais difícil do mundo, por causa dos fortes ventos, altas temperaturas, subidas e umidade, mas aqui em Foz, tive um boa preparação. Apesar do visual maravilhoso, aqui é muito difícil, o que é muito bom”.

O especialista em informática Ulisse Franceschi Eliano, de 39 anos, conquistou vaga para o Mundial do Ironman 70.3, na Austrália em 2016. “A prova aqui foi muito difícil. Um circuito muito técnico, com muito calor e vento, mas, com certeza, estarei aqui no próximo ano. É uma prova sensacional”.