Meio Ambiente
Tamanho da letra
02/09/2011
Plataforma Itaipu de Energias Renováveis no Globo Rural

O programa Globo Rural deste domingo (4) apresentará uma reportagem mostrando casos de sucesso da Plataforma Itaipu de Energias Renováveis. A reportagem é a terceira de uma série que aborda os cuidados com os dejetos dos animais.  No caso dos produtores atendidos pelo projeto da Itaipu, o diferencial está no fato de que, além de sanarem o principal passivo ambiental da pecuária, eles estão produzindo energia elétrica e gerando renda com isso.

A reportagem mostrará os casos de José Carlos Colombari, criador de suínos de São Miguel do Iguaçu, e também da Granja Starmilk, localizada em Vera Cruz do Oeste. No primeiro, o saneamento ambiental permitiu mais que dobrar a quantidade de animais, aumentando a produtividade e a geração de energia. No segundo, a eletricidade possibilitou aumentar o conforto térmico das vacas, gerando também impactos positivos sobre a produtividade.

O programa motrará, ainda, o caminhão elétrico desenvolvido pelo Projeto VE da Itaipu e a possibilidade de os produtores movimentarem suas frotas com a eletricidade produzida pelos dejetos ou ainda com o próprio biogás embarcado.

O programa Globo Rural é transmitido pela Rede Globo e vai ao ar às 8 horas da manhã deste domingo.