Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Margaret Groff assume diretoria do Espaço Mulheres Executivas do PR
Tamanho da letra
20/03/2013

A diretora financeira executiva da Itaipu, Margaret Groff, assumiu, nessa segunda-feira (18), o cargo de presidente do Espaço Mulheres Executivas do Paraná – MEX, grupo que reúne 64 gestoras e empresárias de diversos setores da indústria e comércio do Estado. Margaret será presidente no biênio 2013-2014, e na cerimônia de posse falou de alguns projetos e expectativas para os próximos meses.

Compareceram ao evento o vice-governador, Flávio Arns; a vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves; a diretora da Onu Mulher no Brasil, Rebecca Reichmann Tavares; a secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro; o presidente da Fiep, Edson Campagnolo; o gerente-geral da Petrobras Repar, Luiz Antonio Meirelles da Silva; o diretor jurídico da Itaipu, Cezar Ziliotto, representando o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e a esposa do DGB, Maria Olívia Samek; além de autoridades, empresários e representantes de empresas como Volvo, O Boticário e Renault, entre outras.

Segundo a diretora, o primeiro grande desafio de sua gestão será a implantação do Prêmio MEX Paraná, que tem como objetivo reconhecer as empresas dos mais diversos segmentos que incentivam programas de equidade de gênero e, com isso, fortalecer a atuação profissional das mulheres. “Queremos, com este prêmio, estimular uma mudança cultural a favor da equidade de gênero em todas as empresas”, disse Margaret. A premiação ficou marcada para março de 2014.

A presidente do Conselho Consultivo do MEX, Regina Arns Rocha, passou o cargo de presidente a Margaret Groff com confiança e tranquilidade. “Margaret é uma presença forte, articulada e uma grande líder. Podemos esperar grandes projetos do MEX nos próximos anos”, afirmou. Para o irmão de Regina, o vice-governador Flávio Arns, o espaço representa um fortalecimento das mulheres que só traz benefícios ao Paraná e ao Brasil.
      
Fortalecimento

Rebecca Tavares, diretora da Onu Mulher no Brasil, falou sobre a importância de haver um espaço de discussão de negócios feminino. “Vemos que a questão da mulher está cada vez mais forte, especialmente no Paraná. O MEX é uma referência. Não se vê uma representatividade das mulheres tão grandes em nenhuma outra parte do Brasil”, disse.

A vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, aplaudiu as integrantes do MEX por terem conquistado seu espaço, apesar de toda a dificuldade. “Certa vez me perguntaram que diferença a mulher fazia na política. E eu respondi: ‘a mulher faz’. E vocês fazem muito”, elogiou.

Em carta, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, parabenizou a nova presidente do grupo. Como uma das criadoras do MEX, ela reafirmou os laços com Margaret e com o grupo: “Continuamos juntas na luta pelo reconhecimento das mulheres no Brasil”. Gleisi também elogiou as empresas que desenvolvem políticas de gênero e desejou sucesso à nova gestão.
      
Diretoria

Para apoiar a nova presidente, foram nomeadas também as diretoras do espaço. Helenara Rocha de Andrade, da GRP Mídia, será a diretora de Comunicação; Beatriz Belfort, da Qualysul, ocupa a diretoria de Pesquisa; e Deborah Dzierwa, da Adubos Delta, a diretoria Social. Por fim, Laurita Utrabo ficará com o cargo de diretora de Integração do MEX.

O evento marcou ainda o aniversário de um ano do lançamento do livro Mulheres, elas fazem história. As seis empresas que apoiaram a publicação do livro – Itaipu Binacional, O Boticário, Repar, Renault, Volvo e Sistema Fiep – foram homenageadas pelas executivas.
      
Emoção

A entrega de ikebanas a Regina Arns e a Margaret Groff, bem como uma apresentação da música Maria, Maria, de Milton Nascimento, durante o brinde à nova diretoria, marcaram o momento com emoção.

Para Margaret, o mais importante agora é dar continuidade ao trabalho, sempre buscando mais espaço para as mulheres. “Queremos conquistar esse espaço, mas sem brigas; vamos mostras as habilidades e aptidões das mulheres, que complementam as qualidades masculinas. Juntos, podemos mais”, disse a diretora.