Meio Ambiente
Tamanho da letra
04/11/2011
Itaipu abre inscrições para o Encontro Anual Cultivando Água Boa

A Itaipu Binacional e os diversos parceiros do Cultivando Água Boa irão promover, nos próximos dias 24 e 25 de novembro, a oitava edição do encontro anual do programa, no Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu. As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira (4) e são feitas exclusivamente on-line, neste site: http://lapsicab.itaipu.gov.br/.

Neste ano, a metodologia do encontro mudou. As participações nas oficinas temáticas do programa (Plantas Medicinais, Agricultura Orgânica, Coleta Solidária, Comunidades Indígenas e outras) foram selecionadas diretamente pelos Comitês Gestores Municipais. As inscrições on-line serão apenas para a sessão plenária (500 vagas).  A inscrição é gratuita e segue a ordem de cadastramento no site: os primeiros 500 garantirão suas vagas!

A preparação para este encontro também seguiu uma metodologia diferente dos anos anteriores. A Diretoria de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu promoveu uma intensa programação desde a Semana do Meio Ambiente, em junho, com as Caminhadas pela Sustentabilidade. Em seguida vieram encontros com os gestores dos programas, as reuniões ampliadas dos comitês gestores e jornadas preparatórias em cinco municípios-polo da região da Bacia Hidrográfica do Paraná 3.

Em todos esses encontros, esteve presente a temática da Conferência da Terra (a Rio+20, que será realizada pela ONU no Rio de Janeiro em junho de 2012). O evento terá como principais temas a Economia Verde, Erradicação da Pobreza e Governança Global. Por isso, no processo preparatório para o Encontro Anual, entre os 29 municípios atendidos pelo Cultivando Água Boa, foram selecionadas as melhores práticas da iniciativa e que estejam alinhadas com esses temas.

Isso por que o CAB será apresentado na Conferência da Terra como um dos “cases” de sucesso do Brasil na promoção da sustentabilidade. Os participantes do Encontro Anual CAB 2011 poderão ter uma prévia das ações que serão apresentadas no Rio de Janeiro, em 2012, pois elas serão expostas também no evento em Foz

“É fundamental que, na Rio+20, esteja presente o senso de urgência que questões a água, a biodiversidade e a erradicação da pobreza exigem. É importante que, mais do que uma reflexão, seja também uma tomada de ação. E o Cultivando Água Boa é justamente um programa que tem ações práticas, tem resultados para mostrar. Não é meramente uma proposta nem um projeto piloto”, afirma o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich.

O Encontro Anual constitui um dos pontos altos da metodologia do Cultivando Água Boa. É o momento em que os participantes têm a oportunidade de opinar e redefinir metas e planos de ação. Confira, abaixo, a programação do encontro.

Cultivando Água Boa Rumo à Rio +20
Local: Rafain Expo Center – Foz do Iguaçu

Programação

24 de novembro
14 horas Eventos Paralelos:
- Encontro de Lideranças Empresarias e Políticas para a Sustentabilidade
- Encontro Preparatório da 2ª Jornada do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
- Ações na BP3 conectadas ao Programa Nacional de Agricultura de Baixo Carbono
- I Conferência Regional de Turismo
16h30   Credenciamento
17h30 Ato de Abertura
19h30 Palestra Magna
Izabella Teixeira – Ministra de Meio Ambiente
20h30 Apresentação cultural
21h30 Coquetel

25 de novembro
8h30 Atividade Cultural
8h45 Rio + 20 e Cultivando Água Boa: Reflexão - Ação para Sustentabilidade
Jorge Miguel SamekDiretor Geral da Itaipu Binacional
Oded GrajewPresidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de empresas
Leonardo Boffteólogo
Gleisi Hoffmann – Ministra da Casa Civil
Arom Belinky – Vitae Civilis
Samira Crespo - Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente
Marcos TerenaLiderança indígena brasileira
Nelton Miguel Friedrich – Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional
12h30 Almoço
14h00 Atividade Cultural
14h20 Continuidade das atividades da manhã
17 horas Mística de Encerramento
18 horas Show artístico de encerramento
19 horas Coquetel