A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Turismo
Feriado prolongado e eventos levam mais de 15 mil à Itaipu
Tamanho da letra
11/09/2017
Impulsionada por dois grandes eventos – as provas de corrida e de triatlo Itaipu Challenge Sunset e um encontro nacional de motociclistas –, a visitação à usina de Itaipu foi alta durante o feriado prolongado da Independência. De quinta-feira (7) a domingo (10), mais de 15 mil pessoas passaram pela usina, entre turistas, participantes e público da competição esportiva e do passeio de motocicleta.
 
Apenas a competição de triatlo Itaipu Challenge Sunset trouxe à binacional 2.724 pessoas (atletas e expectadores). As provas no interior da usina foram na tarde de sábado (9). No mesmo dia, pela manhã, cerca de 1.200 pessoas em 800 motocicletas participaram de um passeio promovido pela Harley-Davidson. Juntos, os eventos somaram um público de quase 4.000 pessoas.
 
No Complexo Turístico Itaipu (CTI), o número de visitantes superou a previsão de 10 mil pessoas e chegou a 11.244. Os passeios saíram lotados e com horários extras na Visita Panorâmica, que não ocorreu na tarde de sábado em razão do Itaipu Challenge Sunset. No último feriadão prolongado do período com três dias de duração, em 2015, Itaipu havia recebido 9.380 turistas (de 5 a 7 de setembro). Em 2016, o feriado da Independência caiu numa quarta-feira.
 
Cataratas têm recorde para o período
 
O movimento foi grande também no Parque Nacional do Iguaçu, que recebeu 35.337 turistas, número recorde para o Feriado da Independência, de acordo com a concessionária Cataratas do Iguaçu S.A.
 
Nos hotéis de Foz do Iguaçu, a taxa de ocupação às vésperas do feriado, no dia 4, era de 92%. Os dados foram informados pelo Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região) com base em pesquisa feita em 28 estabelecimentos. A cidade possui 176 meios de hospedagem e 27,5 mil leitos.