Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Em busca do Trending Topics: blogueiros de turismo invadem Itaipu
Tamanho da letra
12/08/2011

Nessa quinta-feira (11), Itaipu ficou on-line para milhares de internautas de todo o mundo e seguidores das redes sociais mantidas por 14 blogueiros especializados em turismo, que visitaram a usina. O grupo está em Foz do Iguaçu para a caravana BlogTur. Até domingo (14), eles passarão pelos principais atrativos da região. Nesta sexta (12), os blogueiros voltam à hidrelétrica para a iluminação da barragem, às 20h.

Do alto do ônibus de dois andares ou no Mirante Central, as impressões sobre o roteiro turístico eram atualizadas instantâneamente em serviços como Twitter, Facebook e Google+. "Estamos muito felizes com esta oportunidade, que com certeza trará muitos resultados para nós e para o destino turístico", afirmou Maurício de Oliveira, do blog Trilhas e Aventuras, e organizador do BlogTur.

As mensagens são replicadas pelos seguidores, produzindo uma reação em cascata na rede com números estrondosos como os de quarta-feira (10), quando quase um milhão de pessoas visualizou as opiniões sobre o primeiro dia da caravana a Foz do Iguaçu deixadas pelos blogueiros no Twitter.  Isso sem contar os textos que cada um deles produzirá para os blogs. Juntos, estes entusiastas do turismo e que transformam essa paixão em serviço para outros apaixonados por viagens, contemplam uma rede de 145 mil seguidores. "É muita divulgação", resumiu a blogueira Flávia Vieira, do Viajar é Tudo de Bom.

“Os blogs de turismo, hoje, não só estão desempenhando um importante papel na propagação de informações sobre destinos e serviços através dos relatos pessoais dos blogueiros, como também estão estimulando as pessoas a terem vontade de viajar”, escreveu Janaína Calaça, integrante da caravana e responsável pelo blog Jeguiando.

A maioria dos blogueiros tem as viagens e o relato de suas experiências na internet como um hobby. Como a professora de Português Julie Fank, de Cascavel, que escreve para o De Mochila. "Os blogs ajudam a mostrar para as pessoas que o turismo é acessível a todos. Não é só para quem pode gastar muito dinheiro", disse. "Já conhecia Foz e a usina, mas fiquei surpresa em ver que a empresa está conectada com as redes sociais", acrescentou.

É também o caso de João Aguiar, empresário do setor de TI e que mantém o blog Viajando no Mundo por conta de sua paixão por viagens. "Gostei muito de Foz. É um destino que vem ao encontro de tudo o que a gente procura", comentou. "O destino está muito organizado e profissional", acrescentou blogueiro Pedro Serra, do blog Sem Destino (e também jornalista do Extra, do Rio de Janeiro).

A programação completa desses aventureiros pode ser acessado pelo http://migre.me/5ttTm

Informações da BlogTur em Foz do Iguaçu em http://trilhaseaventuras.com.br/blogtur

Acompanhe o que estão falando sobre o evento no Twitter: http://search.twitter.com/search?q=%23BlogTurFoz

Curta a página oficial no Facebook:https://www.facebook.com/BlogTur

Blogueiros participantes:

Viajando no Mundo (João Aguiar): http://www.viajandonomundo.com.br/
Trilhas e Aventuras (Mauricio Oliveira): http://www.trilhaseaventuras.com.br/
Vou Contigo (Átila Ximenes): http://voucontigo.net.br/
Jeguiando (Janaína Calaça): http://www.jeguiando.com/
Dondeando por aí (Clarissa Donda): http://www.dondeandoporai.com.br/
Travel Forever (Carol Wieser): http://www.travelforever.com.br/
Inquietos (Vinícius Raupp): http://inquietosblog.com.br/
Sem Destino (Pedro Serra): http://blogsemdestino.com/
Dicas e Roteiros de Viagens (Carol May): http://www.dicasroteirosviagens.com/
Viajar é Tudo de Bom (Flávia Vieira): http://www.viajaretudodebom.com.br/
Vida de Turista (Thiago Busarello): http://www.vidadeturista.com/
De Mochila (Julie Fank): http://www.demochila.com.br/
Turista Profissional (Ana Catarina): http://turistaprofissional.net/