A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Institucional
Curitiba recebe o 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva
Tamanho da letra
06/07/2018

O 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, que será realizado em Curitiba, de 18 a 20 de julho, deverá reunir mais de 1,5 mil participantes, entre professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, líderes comunitários e conselheiros de saúde.

A iniciativa é do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco) e tem apoio da Itaipu Binacional. Também participam da organização o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde/Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) e Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, além de órgãos e instituições estaduais e nacionais de saúde e do ensino superior.

O tema do encontro será “Iluminando Caminhos para o Futuro da Saúde”. Durante os três dias, serão realizados 47 minicursos, 13 conferências, 10 painéis e 10 mesas-redondas.

Dentro da programação, também serão promovidos a 4ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde, 3º Prêmio Inova Saúde, 1º Simpósio de Nutrição e Saúde Pública/Coletiva, 2ª Mostra de Vivências “Saúde é meu lugar” – Edição Sul e 1º Encontro dos Profissionais de Educação Física da Saúde Pública/Coletiva do Paraná.

O número final de participantes será conhecido após o último prazo para pagamento da taxa de inscrição, no dia 10 de julho. Ainda serão aceitas inscrições no local do evento, na secretaria do congresso, com taxa de R$ 400.

Prêmio Inova Paraná

Durante o 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, serão conhecidos os vencedores do 3º Prêmio Inova Saúde Paraná, uma realização do Inesco em parceria e apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública (ESPP), Itaipu Binacional, Fomento Paraná, Copel Telecom, Compagas e Sanepar.

Dos 859 trabalhos aprovados pela Comissão Científica do Congresso para apresentação na 4ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde, 122 foram selecionados para concorrer ao prêmio. Os critérios de seleção foram o caráter inovador, resultados alcançados, relevância social e perspectivas de ser disseminado, difundido e multiplicado.

Serão premiados os três melhores trabalhos pontuados pela comissão julgadora em cada uma das dez áreas temáticas: Política e Gestão em Saúde; Atenção Primária em Saúde; Modelos, Redes de Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde; Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Epidemiologia e Vigilância em Saúde; Participação Comunitária e Controle Social em Saúde; Informação, Comunicação e Direito em Saúde; Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde; Alimentação e Nutrição em Saúde; Saúde Internacional, Bioética e outros temas de Saúde Pública/Coletiva.

Também haverá destaque aos três melhores relatos de experiências, denominadas Experiências Exitosas em Saúde Pública.

Promovido pela primeira vez em 2016, durante o 3º Congresso Paranaense da Saúde Pública/Coletiva, o prêmio estimula a produção de pesquisas científicas e reconhece e incentiva as experiências inovadoras desenvolvidas no Paraná nas áreas da saúde pública e coletiva. A premiação também tem o objetivo de valorizar os trabalhadores do SUS, os líderes comunitários, os professores e estudantes comprometidos com o desenvolvimento e a melhoria do Sistema Único de Saúde no Paraná.

A premiação será durante a sessão solene de encerramento do 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, no dia 20 de julho. A programação completa do congresso pode ser conferida no site: www.congressosaudepublica.org.br